domingo, 30 de agosto de 2009

Hoje em glória, amanhã, em glória...

texto escrito para pastoral de ordem litúrgica da IBAMM


“E todos nós, com o rosto desvendado, refletindo, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2Co 3.18)

Igreja, vós sois a carta lida pelos homens. Bem disse Paulo aos Coríntios e nós. A sua, e a minha, maneira de viver é observada, lida e interpretada pelo mundo. Cartas somos nós, escritas pelo Espírito, não em tábuas de pedra, mas em nosso coração, e o Espírito, que está, nos que com Cristo estão, nos instrui a transformação de nossas mentes e atitudes.

Se antes, no período da lei Mosaica, o véu era usual para que o povo não olhasse para o fim daquilo que era transitório, ou seja, passageiro, temporário, em Cristo isto cai. “Onde está o Espírito, ali há liberdade”. Conhecer as coisas, estar com o rosto desvendado, saber o mal que elas nos causarão, sem temor, mas com confiança em Deus, é o que o espírito nos proporciona. ”Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm” (1Co 6.12a) Todas as coisas, na graça de Cristo, são de nosso conhecimento, por isso estamos com o rosto descoberto, porém nem tudo é pra mim.

O espelho reflete exatamente aquilo que vê. O que temos refletido? Qual a nossa imagem? Refletir a glória do Senhor é experimentar a sua presença, seu amor, sua justiça, graça e perdão. Reconhecer, recepcionar e tornar público todo conhecimento de amor e salvação que Cristo nos faz descobrir e quer que tornemos manifesto. Pra que isso aconteça, é necessário que nos transformemos de glória em glória à sua semelhança, “na sua própria imagem”.

Em nosso tempo essa transformação é diária, é de maneira crescente, progressiva e parcial, aos poucos. Quando Cristo voltar, e só assim, conseguiremos alcançar a transformação completa de nossas vidas, seremos como Ele é. O Espírito nos direciona ao alinhamento de nossas vidas. Viver em santidade é um processo contínuo de santificação, de mudança, não temporal, mas cumulativa, de reestrutura a medida de Cristo, “de glória em glória”.

O processo de vida cristã inclui amadurecimento espiritual que só é alcançado à medida que conhecemos mais de Deus e nos empenhamos na prática deste conhecimento. Na modificação e aceitação da transformação que Cristo quer causar em nós. A teoria por si só até instrui, porém não causa efeito sem a prática.

Hoje você pode e deve transformar-se em glória, amanhã, em glória e de glória em gloria ao agrado do coração de Deus. Não precisamos esperar para que a transformação aconteça, podemos nos transformar hoje, pra que Cristo aconteça em nós.

Um bom dia de “em glória” pra você!

Matheus Gerhard

Nenhum comentário: