sábado, 1 de agosto de 2009

O livro da alegria II


Estudo 2

Em favor do evangelho

Como já citei uma grande expressão de são Agostinho, na defesa do proclamar Cristo: “Meu testemunho é minha vida, quando necessário usarei palavras.” Todas as nossas atitudes devem refletir a Cristo, sejam elas frente a nós mesmos como no relacionamento com outras pessoas.

Há pessoas que acreditam que apenas o viver pra Cristo já se faz suficiente, porém a bíblia nos diz que dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas, inclusive nossas vidas: Por intermédio dele, pelo proceder Dele, nós viemos a existir, como assim por Ele, uma vida com Deus, devemos viver e para Ele, em favor de Sua obra devemos permanecer.

Noventa por cento das pessoas já cantou ou ouviu o texto de Mateus 6.33
“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” É lindo esse cântico, pra quem não conhece, busque conhecer tal melodia, porém a letra sem ação não caracteriza o cristão. Embora tenha ficado em rima tal verdade, já disse e repito que atitude cristã não é a de assumir um predito e dizer que o é, mas vivenciar verdades, que vem de Deus, aplicando-as em sua vida.

Paulo (1.16) nos chama a levantarmos em defesa do evangelho, por amor. Ele diz que ainda que alguns pregassem com intenções erradas, como já disse, tentava aumentar a aflição que Paulo sofria na prisão, mesmo com tudo isso, Paulo quer as pessoas, com espírito voltado a Deus, estivessem falando das verdades de Cristo.

Paulo novamente vê alegremente a parte boa das coisas ruins. Para ele não importava o resultado negativo que sobre ele recairia, como aumento da aflição na prisão, pois pessoas pregavam com este intuito, para Paulo o importante era que “Ele cresça e eu diminua”. Diminuição até a morte, mas cristo crescendo através dos meus dias.

Eu compus uma canção que em suas entrelinhas dizia: “usado por Tuas mãos, vivendo os Teus dias”. A escolha real pra viver por Cristo requer de nós, coragem, humilhação e despego. Cristo quando nos chama, tão claro e certo como Ele o é, nos diz: “no mundo terei aflições”. Ele não enfeita a vida cristã com laços atraentes e com fitas de prosperidade, mas mostra o maior presente, o maior benefício que quer que nós enxerguemos e alcancemos como “prêmio da vitória” já cumprida a carreira: “a vida Eterna por meio de nosso Senhor e salvador Jesus (o) Cristo”.

Defender o evangelho, como já disse, é tarefa de quem tem coragem. Em nenhuma hora Paulo muda sua intenção quanto àquilo que defende: Cristo, mas muito pelo contrário, a todo o momento reflete sua mensagem “Cristo engrandecido”.

Magnífico também é notar o valor que a carne tem: “nenhum”. Devemos sim, cuidar de nosso corpo, enquanto em vida, pois é templo do espírito e todas as atitudes erradas que eu tomo machucam minha alma e fere como espada o espírito que em nós habita, espada essa, chamada pecado. Porém, se nos remete a escolha de aquém e devo escolher, devemos escolher viver no espírito, pois é isto que agrada a Deus.

Da mesma forma que Cristo declara seu amor nos fazendo crer que nem a morte nem a vida, principados, potestades, mal ou bem, ou qualquer outra coisa que fizermos ou deixarmos de fazer, pode separar-nos do amor ao qual Ele sente por nós, assim também é dizer que ama em realidade a Deus. Não importa se meus bolsos estão cheios ou vazios, mas o sustento o “nada faltará” tem vindo e alimentado. Não importa se o amanhã eu não sei mais se despertará pra mim, eu tenho o hoje e em alegria, pois Cristo me ama e me escolhe pra amar. Não importa a morte, nem os “tenhos”, as dores, nem a lágrima, não importa o mundo, importa é que Cristo “será tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte”.

Eu gosto muito da ideologia da passagem, conhece? “Estamos neste mundo por passagem”. Não é uma viagem, pois ela não tem ida e volta, somos como peregrinos em terras estranhas. Nunca vamos entender este mundo, por isso, enquanto aqui, devemos viver no mundo com os pensamentos em Deus. “nas coisas que vem, e estão, no alto. Defender o evangelho é dizer não a tudo e sim a escolha da pratica de uma vida que agrade a Deus e O engrandeça.

Humildade, santidade e amor fraternal

Viver dignamente traz o produto de uma identidade íntegra, tanto no estar com pessoas, quanto nas conclusões e comentários que as mesmas farão em sua ausência.

Eu não vou esconder que, escrever e ser lido também cantar e ser ouvido, viver e ser exemplado é bom, porém sempre combato meu ego e quero adquirir maior visão de diminuir-me nas glórias, pois tenho convicção e certeza de que tudo o que faço é pra que Cristo seja glorificado em minha carne, em minha vida. Devemos tratar os “outros como superiores” a nós mesmos. Comecei a olhar a certa admiração que recebia de outros como uma resposta por caminhar com Deus e por estar no caminho certo. Saber que o que estou fazendo tem surgido efeito e que a expressão tão rica que aprendi com São Agostinho tem sido de lição e prática na minha vida: minha pregação é minha vida, quando necessário usarei palavras, também assim oro, para que Deus nunca me deixe desviar dos caminhos dEle.

Há uma diferença no mundo. Se a maioria crê em Deus, nós os que defendemos Seu evangelho, fomos incumbidos também de padecer por Ele e com Ele. Paulo se faz exemplo vivo e diz, em outras palavras: por mim vocês têm visto as aflições, mas por mim também tendes vistos a glória que em mim se revela: Cristo.

Paulo morreu por amor e defesa de Cristo, porém suas palavras e sua mensagem permanecem até hoje. No tempo dele, também houve pessoas que descreram de toda aquela verdade tão clara demonstrada através da vida e das palavras, mas mesmo assim não desanimou e nos diz: Não desanimem vocês se eles não creditarem interesse no que falam, mas combatei com mesmo empenho e entusiasmo que eu, pois a glória vem da guerra, do combate e da perseverança.

Paulo vive um exemplo de cristão defensor do evangelho e mesmo padecendo continua a defender, anunciar e, principalmente, a praticar tudo aquilo que dizia. Um resultado de todo conhecimento recebido de Deus, por meio de sua dedicação e estudo.

Como se enchesse e grandemente se externasse, nos momento de grande turbulência de sua vida, o seguidor de Cristo fala que devemos ficar felizes, pois ele assim se encontra. Como se o viver por Cristo fosse uma preparação pra uma festa, ainda que não seja o grande momento do regozijo, ainda que mesmo sem tanta vontade, mesmo que com tantas outras coisas contrárias, mesmo assim se está feliz. Posso ouvir a expressão vindo do verso 2 do capítulo 2 : Venham, comemorem comigo, pois estou alegre. É muito bom viver pra Deus!


Esse texto ainda deixa uma receita antes de se encerrar: se vocês viverem assim com “o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo” este sentimento, também experimentaremos como é viver com os olhos em Deus, recolhendo dEle as coisas excelentes que Ele tem para nos oferecer, coisas estas, que mesmo que nosso olhos não a vejam existem e estão presente a todos os momentos..

Não somos melhores que ninguém por defender a Cristo, mas Cristo fará os que nos ouvem ainda melhores do que já são. Há uma realidade que deve permanecer em nossas mente de as outras pessoas serem tratadas como superiores a nós mesmos. Uma grande tática de conquista é esta. Quem não gosta de se sentir melhor do que se julga ser? A real intenção daquilo que devemos fazer, de como nós devemos nos portar e agir é claramente escrita no verso três do capítulo dois: “Não façais (a atitude de pregar sobre cristo aos outros) por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.

A bíblia possui um conceito teocêntrico e atribui importância máxima à humildade. Deve-se ter consciência das fraquezas e dando todo o crédito, o trazendo a Deus e as pessoas por aquilo que por elas realizamos. Não é tão difícil pensar desta forma: Somos simples criaturas, pecadores e por mais que grandes feitos nós consigamos, não é por nosso mérito, pois dependemos de Deus para nosso valor e para nossa frutificação.

Todo fruto que a árvore dá, pra ela é importante e ela cuida, dá vida aos seus frutos até que eles sirvam de alimento sólido e rico. A árvore, talvez ninguém dê tanto valor a ela, as pessoas buscam mais o que ela pode oferecer, assim também sejamos nós, devemos transmitir vida aos nossos frutos e não deixar que eles simplesmente cresçam, vivam pouco e morram por não serem nutridos. Talvez ninguém te note, pois o mais importante são os frutos, são suas atitudes, o que você pode oferecer e qual fruto você a elas dará, mas a humildade é dada pela não desistência e a aceitação da postura e do vigor em persistir dando vida aos outros.

Maior graça é dada aos humildes (Tg 4.6) Revolver a Jesus é ver o amor, a humildade e força, a persistência e o perdão, a paz e a alegria, o temor e o estremecer encarnados em um só ser. Deixando a glória e humilhando em um ser. Aquele que tinha tudo se torna nada como a mim e a você. Aquele que rege o universo decide ser regido pelo contar dos dias, pois havia o sentimento de amor em Seu coração, sentimento este que também deve ser vívido em nós. Ainda que a colocação de filho de Deus, da certeza da salvação por intermédio de Cristo, essa postura não nos classifica como superiores aos perdidos, dos quais Deus quer que alcancemos, pois muito pelo contrário, esta postura de cristãos, praticantes do evangelho, nos convida e vivenciá-lo e nos qualifica como embaixadores para vivermos com amor pelos outros, amando-os em atitudes de viver pra que Cristo viva.

Esvaziar-se como Cristo fez, pra que a semelhança dEle façamos também, não consiste apenas em deixar de amar o meu viver no mundo, mas incube também deixar de lado posições, riquezas, glórias, reconhecimentos e apegar-se a aceitação de TUDO o que a minha vida com Deus pode me oferecer, mesmo que sejam intensas as minhas aflições, a incompreensão dos outros, do ódio e maldade em relação a mim. A aceitação das aflições, por viver pra Deus e ver nelas crescimento, enxergar o lado bom como fez Paulo é humilhar-se.

A exaltação por tudo o que fizemos e vínhamos a fazer, vem de Deus. Vem de mãos onde a recompensa tem seu sentido real, pois é o valor daquilo que Deus reconhece e nEle nos faz maiores. O Pai exaltou a Cristo, pois semelhante ao homem, dado à humilhação, padecendo até a morte dolorosa na cruz, cumprindo sua carreira e aceitando tudo o que deveria viver., foi servo e todo servo que agrada seu senhor e recompensado.

Santidade, nada mais é que aplicação genuína e firme dos ensinamentos de Deus em todas as áreas de nossa vida. Ser cristão é vivenciar o evangelho, perto e longe de irmãos, aniquilando o pecado e fazendo morrer todos os dias as atitudes ruins que ferem a alma, desnutrem o Espírito e nos afastam de Deus. Dependamos e projetemos nossa confiança em Deus.

Deus nos mostra os sonhos, nos ilumina a caminhar segundo Sua vontade e age em nosso querer, nos orientando como realizar. Deus domina sobre nosso querer e Ele determina o efetuar.

Astros no mundo. Alguém já te alegrou assim? Você é diferente do mundo. Embora minhas palavras tentando diminuir nosso ego, devem permanecer em nossas vidas para que nunca nos esqueçamos da supremacia do amor, nós devemos agir com um diferencial, pois como um astro no mundo, uma estrela reluzente e referencial, somos nós no meio de uma geração que se corrompe e se martiriza no pecado.

Boa semana!
Que Deus nos dirija a uma vida segundo o Seu coração.
Tenha paz com Deus em seus atos.

Matheus Gerhard
converse comigo em: blogdotheus.blogspot.com

Nenhum comentário: