terça-feira, 25 de agosto de 2009

Não tão bem como você



texto originalmente escrito em 20/07/2009

Na vida, nós passamos por momentos turbulentos, a adversidade é comparada ao processo de forjamento, onde, ainda que por marteladas, o que era apenas um pedaço de aço toma forma e torna-se muito útil. Eu cheguei a uma conclusão, aprendemos muito mais chorando do que quando estamos alegremente despercebidos. Como diria um grande amigo: “temos mais facilidade de externarmos quando nem tudo está bem.”.

No fim da semana passada, tive uma discussão com minha irmã mais velha e ela gritou muito comigo. Ela é muito nervosa. Sua face com ódio ficou marcada na minha mente e por diversas vezes revolvia a mim. Eu não a retruquei, apenas usei com a verdade, porém tenho que confessar: ainda que não gritando, não usei de palavras brandas no tratamento de nossa discussão. Outro ponto claro tornou-se a meu entendimento: a verdade quando mal colocada, ainda que não distorcida, tem peso de julgo e pode magoar a alguém. No fim é como a história do cravo e a rosa: “um sai ferido e a outra despedaçada”.

O fato mais curioso em tudo isso é que Deus usa de todas as situações para ensinar-nos. Eu saí muito triste, pois ainda que uma parcela de culpa pesasse sobre mim, pois não acredito que em um banzé (contenda) apenas um tem culpa, aquilo tudo era de longe o fruto que esperava colher daquela situação. Ao sair de casa, os olhos se encheram de lágrimas, porém me lembro de tê-las segurado, em nenhum momento eu chorei, apenas orei, orei, orei muito! E tão logo a resposta de Deus me veio branda, como o que as minhas palavras não foram, firmes e encorajadoras.

Eu peguei o ônibus para ir ao curso, em minha face, a perfeita pintura de quem quer derramar milhões de “buás!”, porém ao entrar no ônibus tudo mudou. Como de costume, cumprimentei o trocador: “Olá boa noite, tudo bem?”. - O ser humano tem a mania de fazer perguntas das quais ele gostaria de ser perguntado. Se na sua família algo não vai bem, você perguntará a seu amigo em uma conversa: “como vai sua família?” Se é em nosso emprego, o assunto que queremos por em pauta será as nossas qualificações, pois acreditamos que somos muito bons ao ponto de não merecer perde-lo. - Aquela pergunta era a que eu queria que fizessem pra mim, pois não estava nada bem, mas dessa vez Deus tratou diferente e a resposta tão alegremente do trocador foi: “não tão bem como você”. Literalmente não era o que esperava ouvir, mas era o que precisava ouvir.

A bíblia diz-me que em tudo eu devo agradecer. (I Ts 5.18) Ela não isola somente “na bonança dê graças.” Não denomina “nisto” ou “naquilo”, mas exorta: “em TUDO dê graças”. Senti-me a menor das pessoas naquele ônibus. Alguém por fora poderia dizer: “nossa, ele, o trocador, acabou terminando de te empurrar para o buraco”, porém o que Cristo me ensinara era maior. São diversas às vezes em que nos tornamos dodói de mais. Não que as marcas, os pontos abertos de uma discussão, nem ela por completo, devem ser ignoradas, porém não foi pra reclamar que Cristo nos chamou.

A preciosa eternidade

Vou lhes ser sinceros, pretendo um dia cursar psicologia, não pra exercer a profissão, mas já me cogitou várias vezes a mente tal vontade. Quem sabe depois de aposentado, pois eu queria entender o porquê de tanto porque do homem. Alguns fatores realmente me intrigam, um dele é a tendência à eternidade. Parece que falei como um seguidor de Freud que não acredita na eternidade. Preciso me esclarecer: Amo a eternidade de Cristo e acredito nela, falei desta maneira referindo-me ao pra sempre que gostamos tanto de falar.

Quando amamos alguém, como exemplo, o início de um namoro, os primeiros anos, nós fazemos juras de amor...? Isso mesmo, amor eterno. Parece que posso ouvir: “eu acho que não vou deixar de te amar nunca”, ou “eu não vivo mais sem você”. Pare um pouco. Estou falando de mais? Inventando? Não. Embora eu avalie tais palavras como a “melosidade” do amor, eu não vivo sem essas palavras também. Até pra Deus tecemos juras assim: “Vou te amar pra sempre e sempre”. “Você é minha vida”. Estou te mostrando algumas dessas atitudes, por que é exatamente o que dizemos quando o sentimento muda. Se terminarmos o namoro, ouvimos: “eu não quero te ver nunca mais!”, também ouvimos: “eu não suporto você perto de mim!” “a partir de hoje eu morri pra você!”. O valor mais caro do homem é o pra sempre. Nessa dança dos sentimentos, advogo que o ódio e o amor não moram perto, mas ocupam o mesmo lugar, apenas mudam de direção.

O pensamento que mais ocupa a mente da humanidade, desde que nasce é: até quando viverei? Sites promovem o cálculo de sua morte, pesquisas tentam reinventar a vida na tentativa de conseguirem construir o eterno, porém o futuro, o dia de amanhã a Deus pertence.

Eu reconheço em mim algo que é comum em tantos outros: Não sou tão firme em meus egos. Graças a Deus! E tenho convicção de que tenho essa facilidade para voltar atrás, pois quem me convence, quem nos convence é o espírito de Deus. A eternidade, para as pessoas comuns é um ponto de escape na jura de perda, ou de ganho, mas para o cristão deve apenas ser de vivencia ininterrupta com Deus.

Sem valor

Quando tribulações nos encontram, elas nos fazem cair, como se prostrados. À mente, permanece o foco em Deus, mas o coração nos julga sem valor. Quando fracassamos, muitos pensamentos voam em nossas mentes. Como se sentados à beira de uma estrada bem movimentada e, acelerados, sentimentos e pensamentos transitam a nossa frente. O coração parece ferido, como se algo realmente sobre o peito pesasse.

Conta-se a história de um rapaz que passou por um determinado momento de sua vida onde tudo o que ele queria era ser entendido. Em sua mente, repúdio e palavras suspensas no ar: “se você fizer mais uma vez, eu não vou tolerar”, “vou dar um jeito agora nessa situação”, “se ao menos você tivesse alguma coisa, lhe daria o direito de reclamar, mas quem é você?”, “você não é nada, você não tem nada”. A cada dia mais a tendência deste jovem era se afastar das pessoas, se embora tanto esforço, nada era bom, porque procurar pessoas que o tratam assim? Sempre que possível, prontamente ele, o jovem a qual lhe falei, estava de prontidão as necessidades daqueles que o julgara, mas seu coração condenava que o valor estava nas coisas que ele poderia proporcionar e não naquilo que era.

Aliviando os fardos

É generalizado a vontade que habita o coração do homem em querer ser ou se tornar maior entre os outro, e/ou em relação aos outros. Sim, este sentimento habita no coração arrogante do homem. Pergunte a uma banda se eles, os integrantes, não gostariam de estar entre os mais tocados na rádio? A um ator se ele só faz teatro para manter sua vida e se ele não gosta das pessoas gritando seu nome por onde ele passa? Pergunte-me se nunca meu ego se encheu após ter cantado uma música na igreja e pessoas virem até mim me dizendo que eu cantei muito bem. É claro que todos os fatores enaltecem a cada uma dessas pessoas. Na sinceridade de querem sem bom, no sentido amor, você também pode ser cobrado se falhar, pois seu intuito com aquela obra não era nem um muito obrigado, muito menos um Deus te pague.

Às vezes, até por querer ser bom, você é cobrado a ser completamente bom. Vivi uma experiência, há poucos dias, onde algo imprevisível e triste me ocorreu.

Há uma mulher, que possui um pequeno comércio perto de minha casa, gosto-lhe de ser sempre prestativo e todas as vezes que ela precisou de mim, busquei cumprir e eliminar sua necessidade. Cerca de quatro dias atrás, ela pediu-me que realizasse um serviço de digitação de alguns cânticos de sua igreja, prontamente aceitei o serviço, pois não me custaria à dedicação de alguns instantes para o cumprimento de seu pedido, porém algo imprevisto ocorreu: A tinta de meu computador havia se acabado e eu não havia notado, sendo assim, quando fui imprimir a tarefa ficou inacabada. Eu não tive como recarregar o cartucho e pedi a ela desculpas, mas não poderia realizar mais aquele trabalho. Suas palavras foram de perdão, uma mulher que sempre apresentou um vislumbre espiritual, portou-se naquele momento como eu esperava. Decorrido alguns dias surpreendi-me quando ao passar por de frente a sua banca e cumprimenta-la, ela olhou dentro de meus olhos, fechou seu semblante e não me cumprimentou. Aquilo cortou meu coração.

Quis contar isso a você, pois quero lhe informar que não devemos nos iludir na idéia de quão mais prestativos, menos problemas enfrentaremos. Uma hora cansa ser e portar-se a favor de todos. Não podemos perder o foco de que viver a serviço de seu próximo é viver o amando, mas viver a vida de seu próximo, ou assumir algo que não é sua tarefa e que limita você, nem sempre te conduzirão a benevolências fraternas.

A intenção existente em todas as pessoas que passam por um banzé é a de realmente ferirem o emocional de seu adversário. Já está implícito em nós que a pior área a qual podemos machucar é o coração, são os sentimentos. Tornar a alguém sem valor é dizer a ele que tudo o que tem e o que é não possuem importância e acredite, ainda que todo o fato natural prove o contrário a estas palavras, acreditamos muito mais nas palavras de repudio do que nas de aprovação.

Todo o ser humano é falho e propicio de erros. Suas atitudes denunciam seu caráter, porém seus atos nem sempre demonstram que você é. Só conhecemos as pessoas, ou um pouco delas, na convivência, no vivenciar de situações não costumeiras. Preocupar-se com alguém, não é realizar algo em favor de alguém, pois este te ajudou, é ser sincero em demonstrar que você é limitado e viver de maneira a querer o bem de quem está próximo.
Em algumas situações, ou no convívio mutuo, na maioria, de pouco tempo de dedicação, algumas pessoas maquiam e até mesmo constroem uma ideologia baseada no que pensam de você e que, muita das vezes, não é a realidade. Nem sempre isso é bom. Uma hora pode cair a mascara e o tombo ser feio. Foi exatamente o que vivenciei, ainda que algo bobo, aquilo mexeu com meu coração. Não gosto de, mesmo sem ter culpa diretamente, desagradar às pessoas. Talvez seja esse o grande problema: por tentar ser sempre prestativo e querem fazer o bem, alguns não entenderão quando ocorrer alguma falha em mim. Esclareça-se o mundo: todo ser humano, ainda que se esforce, nunca será bom o bastante pra ser perfeito.

Orai sem cessar

A alternativa dos enclausurados e dos simplesmente humanos é: Orai sem cessar. Há um pastor em minha igreja que diz que há duas vitaminas que o crente não deve passar um dia se quer sem ingeri-las: B e O, são elas: Bíblia e Oração. Ouvimos a Deus e Ele quer ouvir-nos. Seus ouvidos, diz a bíblia, estão atentos. Ele espera por nossa voz. Ele aguarda e nunca está ocupado para te ouvir. De vez em quando, achamos, em ausência de conhecimento e enfermidade de coração, que Ele não nos ouve, mas a bíblia não diz que seu ouvidos estavam atentos, nem que eles ficarão; “Seus ouvidos ESTÃO atentos”.

O escape de todo necessitado, o alimento de todo anêmico por Deus, a fé direcional em palavras soltas ao ar, momento do externar, alternativa mais usual dos inconsolados, a primeira expressão no momento do medo, a pergunta dos inseguros. Orar a Deus sempre foi, como sempre será, a melhor alternativa. A oração é o lugar onde todos buscam respostas, sejam elas para aflições, insegurança, consolação, medo e é também de onde todos saem respondidos com a fé de quem Deus SEMPRE nos ouve.

Na vida nem tudo estará bom, mas é preciso agradecer a Deus. Não como os fariseus, de forma falsa. Aceitar o que Deus nos oferece não é dizer a Ele que você simplesmente se agrada, mas confessá-lo sua não satisfação e firmar sua crença de que tudo o que vive vem e é a vontade de Deus. No tempo certo tudo chega ao seu lugar. Na hora exata a paz chega.

“Evitamos a dor e procuramos paz; Deus usa a dor para trazer paz.” (Max Lucado)

Matheus Gerhard


Um comentário:

Michelle disse...

Ola , boa noite. Me chamo Michelle e gostaria q me acc ai e que podesse tb seguir meu blog... Percebi q é evangélico , glória a Deus ...então se poder , desde ja ...agradeço
graça e paz.