domingo, 26 de abril de 2009

Antigas Cartas paulinas para efésios de hoje III.

estudo 3

Firmeza e veracidade

Nos últimos versos do capítulo 3, nos deparamos com Paulo intercedendo pelos cristãos da igreja em Éfeso, como também podemos nos enxergar, igreja de hoje, como aqueles Cristãos. Hoje muito se prega sobre o amor de Deus, o seu perdão inacabável, porém essas verdades limitam-se apenas aqueles momentos. É como se chegássemos à igreja, retirássemos o paletó das atitudes inaceitáveis a um cristão, que eu posso até não concordar, mas continuo a praticá-las, assistíssemos a apresentação e ao sair dali, cada um retoma sobre si a vida que sempre levou.

Paulo orava pra que a vida espiritual de todas as pessoas fosse autentica. É a veracidade sem discussão, dirigida por Deus, guiada no conhecimento. Paulo diz: “arraigados e fundados em amor” compreender com os santos, com os que já vivem sob a direção de Deus. Assim como uma árvore que suas raízes vão perfurando o chão, pois é dali que ela retira seu alimento, assim quão mais profunda que ela se firmar, não cairá tão fácil vindo os ventos, assim fundemos, construamos nossa base na vida real com Deus e aprofundemos cada vez mais no solo tão fértil de riquíssimas proteínas do conhecimento que Deus é.

Não se perca o seu valor. Assim como a árvore que somos, firmadas no solo Deus, também daremos frutos, (Gálatas 5.22) que eles permaneçam em nós. O Espírito nos faz produzir um fruto nobre que é a longanimidade pra suportar, tolerar, agüentar em amor a todos. Eu, em minha interpretação, digo que mais que suportar, por ser um mandamento de Deus, o fruto do amor faz-nos dar suporte uns aos outros. Assim busque a união com todos, não o comentário desnecessário e destrutivo de alguém que é parte de você. Você olha pra seus dedos e os denigre em maneira tal a destruí-los? Por mais que não sejam como você gostaria que fossem, eles são parte de você e vão conviver contigo.

Acredite: você foi predestinado! Nos versos 11 em diante, do capítulo 4, Paulo descreve muito bem isso. Deus escolheu você e diferentemente de todas as outras pessoas, lhe deu um caminho pra que você trilhe, lhe deu a direção e a qualificação, o dom escolhido por Deus, ou seja, predestinado por Ele, pra que você contribua pra crescimento: DOS OUTROS. É um crescimento constante, aperfeiçoando-se e alcançando a estatura de Cristo, não nos encantando mais com as ideologias “ante-teologistas” que são os enganos dos próprios homens.
Esse fato, acredite, é uma constante notória nos dias de hoje. Quantos cristãos têm prosseguido em “romaria” a algum corredor de milagres? Alimentam o seu próprio engano, enobrecem o bolso de ilusionistas “em nome de deus” e destroem o valor da igreja, não somente perante a sociedade, mas principalmente perante Deus. Busque a real clareza de interpretação dada por Deus e firme-se no propósito de que: é Ele quem sabe de todas as coisas até mesmo te conhece melhor que a sua própria mente.

Dando lugar ao que se tem valor

A modificação e exclusão perpétua do que torna-se incabível a um cristão devem ser atitudes constantes em nossos dias. Não mais dar ouvidos a viagens ignorantes daquilo que nada comprova a não ser o enrijecimento pra não aceitação óbvia da existência de Deus. Insistem na mentira pra basearem seus erros e pecados. Vivem tão somente pra alimentar seus desejos carnais, desistem de viver pra rendição ao pecado. Não é desta maneira que devemos nos apresentar perante o Senhor. Despojemo-nos, pois do antigo estado, transformemo-nos em constância libertando-se do passado e apegando-se aquilo que Deus fez novo, o novo homem, o novo caráter, alimentado e criado, vivendo por base na santidade e justiça permanentemente.

Há um versículo, neste capítulo 4, que contém apenas cinco palavras, porém exprime um peso de qualidade e certeza enorme: “Não deis lugar ao diabo”. O diabo ilude desde muito tempo a humanidade e tem iludido a crentes também. Uma frase que ele sempre diz e que é a maior pedra pra nosso tropeço é: “não tem nada a ver”. Ele te seduz, fixa seus olhos naquilo que o enche de vontade e seu espírito instruído em verdade te diz: não isso é errado. É um pecado. Você escuta, porém não dá importância. O diabo não se contém e é insistente: “nada a ver. Que mal há?” Saiba essa é a tática tão simples, mas que já me iludiu, como também iludiu e ilude-nos na prática de nossos pecado. Ele, o diabo, é mais forte do que você. Somente Deus o pode vencer, porém Paulo nos ensina: Se sabemos do desejo que o diabo tem em nos fazer cair, não vamos dar lugar a ele em nossas vidas. Passemos a analisar tudo e perceptivelmente discernir as coisas que poderão me conduzir ao erro e propor-me a não prática de tal atitude. Esforça-te e tenha bom ânimo na construção e crescimento das atitudes de um servo de Deus.

Imagine se fosse possível alguém te colocar dentro de um pote, um pote qualquer. Este, o alguém que te colocou no pote, nos primeiros dias cuida de você maravilhosamente bem, mas com o passar dos dias, ele resolve alimentar-se, não a você, mas a ele, mas disso tudo, tem sim um pouco que você terá, na realidade é o resto, o que sobrou. Ele come e as cascas ele joga dentro do pote, ele te suja com isso, você no começo deve até irar-se, e reclama: “Hei! isso não se faz!”, mas ele não te ouviu e lá vem mais sujeira e mais sujeira. Qual seria a sua atitude? Eu sentaria e choraria de tristeza. O Espírito santo está em você, mais que um pote, ele habita teu coração. O que temos jogado pra ele? As sobras? As sujeiras? Ele grita! Você tem dado ouvido? E Deus nos exorta: “Não entristeçais ao Espírito Santo” (v 30). Preocupamo-nos tanto em viver bem, em alcançar realizações, mas o que é realmente viver? O que realmente tem valor? O que se tem hoje pode ser nada manhã.

É tão bacana a figurativa de sermos iguais a Jesus. Concorda? Difícil é exercer tal expressão. Não impossível, pois Jesus sofreu e venceu pra mostrar-nos que se pode ter um viver dedicado, integralmente, a Ele. E é assim que somos convidados a dar início ao estudo do capítulo 5 de efésios. Andemos em amor. Cristo amou-nos ao ponto de entrega e é assim que a bíblia nos diz pra que andemos, em amor ao ponto de entrega. Há uma frase linda, que embora o usual dela não me agrade, é uma verdade maior na revelação da prática do amor: “santidade ao Senhor é a maior prova de amor”. Não é um grande manifesto, não é o quanto você pode elaborar poemas, não são suas habilidades, nem cartas, sermões, nada, nada disto é maior do que seu esforço em dedicar-se, ao ponto de entrega, a Deus.

Tenha um cheiro agradável, que sua presença perante Deus seja feliz. Quando o perfume de alguém é muito bom, tanto em quesito de fragrância, quanto potência, ou seja, durabilidade de seu cheiro. Apenas o passar de tal pessoa perto de nós é algo que mexe conosco. Quando falo de cheiro, lembro muito de minha avó materna. Quão bom era seu colo! Sua face tinha cheiro de pó de arroz (produto antigamente utilizado como maquiagem) e seu perfume, um cheiro que jamais senti noutro lugar. Te contei isso, pois assim como esse cheiro, inconfundível, diferente e agradável é que devemos viver. Cheiro de vida, pois é familiar a Ele. Após um banho de arrependimento, utilize o cheiro de comunhão com Deus. Doce cheiro, precioso perfume.


Deus te abençoe muito!
Tenho certeza que é o desejo dEle.
E o seu? Queres ser abançoado?
Já contou a Deus sobre isso?
Não perca tempo, ore a Deus agora.
"a Seu tempo Ele tudo dá"


Boa semana!
Matheus Gerhard!


converse comigo em: blogdotheus@yahoo.com.br

2 comentários:

Glauco Damasceno disse...

Aí Matheus, blz? ó, dpois dá uma passada lá no meu Space, vlw? abraços!
http://glaucodamasceno.spaces.live.com/default.aspx

Arisson Belan disse...

Quando eu vejo pessoas tão queridas fazendo mais um ano de vida, eu me lembro de quando eu era pequeno.
Não se tinha o dinheiro para comprar presente, e não tinha vela no bolo.

Mas sempre esperava aquele dia para ouvir uma senhora que lutava com o seu filho para que ele não se torne mais um .

Eu esperava que ela cantasse e ele cantava:
Hoje e o seu aniversario, que esta data se renove a cada dia, que Cristo seja sempre seu amigo, nas horas de tristeza e alegria.
Você hoje colheu mais uma rosa no jardim florido desta vida ,que Cristo seja sempre seu amigo nas horas de tristeza e alegria.
Parabéns, parabéns para você ,com muito carinho e amor,seus caminhos sejam sempre guardados e guiados pelas mãos do senhor.

Que DEUS os abençoem hoje e eternamente daquele que tem acompanhado
O aperfeiçoamento e a instrumentalização proporcionado pelo espírito santo em suas vidas desde a adolescência!!

Arisson belan