domingo, 3 de maio de 2009

Antigas Cartas paulinas para efésios de hoje IV.

estudo 4

Colocando a coluna no lugar (arrumando a postura)

Quis dar este subtítulo a esse novo, e um dos últimos, ponto, pois te pergunto: o que nos permite andar? O que move seu corpo em um bom funcionamento? Qual parte de sua estrutura que qualquer "probleminha" é capaz de afetar o corpo todo? Bom, você já sabe a resposta. Assim como em nosso corpo carnal, nossa vida cristã também tem sua coluna. E assim como muita gente tem problemas por viver na posição errada, muita gente também tem problemas com sua postura cristã. A verdade está lá, você já a conhece, mas precisamos endireitar-nos a cada dia mais a ela. Desejemos a mudança. Lembre-se, a coluna até sustentará a cabeça, por tanto, ela fará com que Cristo permaneça, mas é o cérebro quem ordena as funções do corpo. Cristo é o cabeça. Ele é o mentor.

A recusa das costumeiras coisas erradas é um bom passo pra começarmos a endireitar a nossa coluna. (v. 8) Nunca a nossa luz deve se apagar. A luz em meio o escuro é o diferencial, por isso é que nossa luz deve permanecer acesa, seu diferencial nunca deve deixar de existir e que este seja notório. A partir do momento em que você decide por ser luz, não haverá mais nada obscuro. "perante a luz tudo se manifesta" (v. 13) Se houver mentiras "tampadas", elas serão descobertas. É por isso que em Tiago 5 vemos que a postura de Cristão deve ser: sim, sim e não, não. Não podemos deixar fugir a mente que o mundo e seus despojos aguardam ansiosamente nossos erros. O alimento do diabo é a nossa queda, este mundo jaz, ou seja, pertence a ele. É propriedade de Deus, mas está com ele, pois o homem a cada dia mais curva-se perante seus artifícios.

Quando nos deparamos com tantas coisas que olhamos e a luz da bíblia reconhecemos que necessitamos de mudança exclamamos: "Aff... acho que não tem jeito. São tantas as coisas que preciso me aperfeiçoar". Encha-se do Espírito (v. 18), viva alegremente e agradeça a Deus por Tudo. Rogue a Ele que Sua graça o guie.

Por a coluna no lugar é tarefa, talvez, de muita dificuldade em sua conclusão, mas seus passos inicias, suas seções de "fisioterapia", são momentos fatíveis, ou seja, possíveis e nem tão complicados assim. Olhemos um pouco pra nós, mas não com olhar de piedade, mas olhos de amor, querendo ser como Cristo é. Ache os erros e busque ir contra seus pecados. Lembre-se: "Tudo o que fere a carne, no sentido de abatê-la, ou seja, ir contra, alimenta seu espírito." "A oração muito pode em seus efeitos" "um coração quebrantado e contrito não rejeitarás" Deus espera seu mover. Não espere que o mundo se mova e te leve, leve o mundo consigo nessas transformações. Não se adequai a este mundo, não se conforme com ele. Olhe avante, cabeça alinhada, com dignidade, perante Deus, viva seus dias.

Conselho as Família:

Às mulheres

Submissão. Que palavra um tanto que ultrapassada. Concordam mulheres? "No mundo de hoje, mulher depender de esposo pra alguma coisa?". Já ouvi tantas vezes a frase, e creio que você também, no caso homem, já tenha ouvido e você mulher, já tenha falado: "se eu for depender de homem, estou perdida!!".

Há algumas semanas atrás em um agradável bate-papo com uma mulher que amo muito – não é minha namorada, nem mãe, nem irmã (risos) – ela cheia de suas dúvidas diz: "eu não posso acreditar que não encontrarei o homem perfeito, o homem que sonho; (...) não dá pra acreditar que todos os homens são iguais". Notei algo interessante em suas palavras, em entrelinhas uma dúvida. Ainda que em sua mente e em seu coração o desejo fosse enorme em ter um namorado e futuro esposo, essa mulher de quem falei saiu com suas expectativas frustradas de alguns relacionamentos e a cada dia, por defeito do homem e modificar da humanidade e que influencia-nos, a mulher tem ganhado seu espaço, sua autonomia, seu caminhar por si só, tem filhos sozinhas, e cada dia mais torna-se alto suficiente. Um movimento "ante-submissão".

Alguns sinônimos muito interessantes da palavra submissão, são: servilismo, dependência, obediência, sujeição. Uma missão coberta, ou seja, na dependência. - É mulheres, acho que é hora de rever conceitos passados, porém não ultrapassados. - Quero deixar bem claro que não sou contra a mulher ter seu trabalho, ser vigorosa, mas o que diz respeito a vida familiar, o relacionamento conjugal e pessoal, a mulher deve apoiar-se em seu marido. Quem é o ser mais frágil da terra? Quem é a pessoa mais doce e terna, cheirosa e peça fundamental na vida de um homem?: Vocês mulheres. Vocês são importantes de mais, o "peso", tão leve de carregar vocês, faz falta em nós, homens. Assim como vocês completam um homem, é ele que te susterá, não apenas em quesitos pessoais, mas emotivos e íntimos.

Submissão, hoje, entra no dicionário das palavras antigas, dos conceitos ultrapassados para o mundo. Nós homens, eu que também pertenço à classe, devemos admitir: Será que realmente temos buscado ser os alicerces de nossas namoradas, esposas e irmãs, como cristo chama sua igreja e como nos aconselha a tratar nossas conjugas? A bombástica frase de que "homem não presta" tem sido capa e vestimenta até para os homens cristãos que vendem sua postura por simples adequação ao conceito já pré-determinado por uma sociedade impura, irreal e cômoda.

Ame a seu marido, esposo, namorado e submeta-se a ele. Ele é responsável perante Deus por sua alegria, tristeza, solidão, amor e por todas as outras coisas. Não busque perfeição em todas as pessoas. Certa vez li um texto e um trecho dizia: "Sabe por que ao procurarmos perfeição nas pessoas sempre saímos frustrados de nossas buscas? Porque santo, justo e perfeito é o nosso Pai que está nos céus." Não busque perfeição em ninguém, mas busquemos ambos, homens e mulheres, aperfeiçoar-nos a nós mesmos e despertar tal vontade em todos. Se fôssemos assim viveríamos melhor.

Aos homens

Por muitas vezes ouvi de certos maridos os versos finais do capítulo cinco de efésios, para que eles, os maridos, justificassem poder sobre suas esposas. A submissão da mulher ao homem, no caso seu esposo, dar-se no cumprimento de sua postura. Não de o marido ter sua mulher como escrava e direcionada a satisfação de seus desejos pessoais, mas sim, antes de tudo, ela é o preço a qual seu marido deve dar a vida. É uma dedicação mútua.

Quando Paulo escreve tais palavras, inspirado pelo Espírito de Deus, Deus dá essa visão a ele. O Criador sabe de sua criação e completou a mulher com o homem e completou o homem com a mulher. Nossas mulheres ainda que criem uma parede "ante-ataque" elas são frágeis ao tentarem defender-se sozinhas. O maravilhoso é que nós homens temos uma responsabilidade imensa de cuidarmos com todo zelo e ardor de nossas esposas. Ela é o tesouro, frágil, porém mui valioso e essencial que buscará alicerce em nós.

A comparativa que Cristo faz dEle com sua igreja e do marido com sua esposa é esplendido, pois a causa de tudo no mundo, desde a criação do universo foi o amor que moveu Cristo ao resgate e vivência com sua igreja. A causa que deve mover-nos, homens é o amor, ainda que não tão demonstrado com palavras, mas acredite que será bem mais fácil agradar uma mulher, cuidado dela e a amando, do que com outras maneiras. Esta aí. Sabe por que as mulheres "nunca estão satisfeitas?", simples, pois querem algo que as completem. Ainda que mui materialistas sejam, é o amor de seu esposo, o carinho e a atenção para com elas que as satisfazem.

Mulher não é um bicho de sete cabeças. A bíblia compara o homem como o cabeça da mulher, ou seja, quem dirige, quem guia, direciona os seus passos. Se você não compreende sua mulher, é por que não entende a si próprio.

Amemos nossas mulheres como amamos a nós mesmos. Tudo o que a fere, deve ferir-nos também, tudo o que a entristece deve ser triste pra nós, tudo o que alegra deve ser de certo também, nossos sorrisos. "Quem ama a sua mulher, ama a si mesmo." Ora, não somos um corpo só? Nós não iremos aborrecer a nós mesmos, mas sim buscar coisas boas agradáveis. Ofereçamos o fruto de tudo o que de bom que buscamos pra nós, as nossas esposas.

Aos Filhos

Estávamos conversando eu e os adolescentes dos quais são liderados por mim na igreja, no DCC (domingo com Cristo) - reunião realizada todas as tardes de domingo - sobre obediência aos pais. Muitos adolescentes que estão na igreja vão com amigos, primos e uma boa parte não moram com seus pais, ou estes não são da igreja e não estimulam a vida cristã e um questionamento em uma dessas reuniões foi exatamente a pergunta: "Devo obedecer aos meus pais em tudo?" "Tudo o que meu pai me ordenar devo cumprir?". Uma questão foi ressaltada e que por muitas vezes nossos pais a obscurece para que nos tornemos mais empregados do que seus próprios filhos. "Obediência no Senhor".

Eu tenho um pai que tem um gênero um tanto quanto difícil. Ele, desde que eu era bem novo, sempre trabalhou em outras cidades e nos víamos mais em fins de semana. Por isso, por ele estar um tanto quanto ausente, nosso relacionamento tornou-se um tanto que difícil. A palavra obediência pra ele, revela-se em humilhação. Só adquiria as coisas com ele, se eu desse meu tempo, meu serviço, minhas concordância às suas vontades. Eu cresci apanhando de mais. Um menino, gordinho todo cheio de marcas. A correção quando aplicada corretamente, traz crescimento, porém quando é dada em ambientes de equívocos, é nula, não causa efeitos. Eu cresci com marcas de mãos nas costas, pois tapas violentos me faziam inchar, eu cresci vendo o fanatismo em pessoa fazer menor familiares, pois julgava-nos imperfeitos, pelo simples ato de assistir televisão.
Como cristãos podem transtornar seus lares em infernos?

Eu amo a meu pai. Talvez essa distância, pouca, mas que há, nos impeça de sermos mais pai e filho, amigos, do que acho que deveríamos ser, mas oro a Deus pra que nos modifique. Contei esse pouquinho da minha infância a você porque sei que muitos filhos passam por momentos assim. Eu não fui nenhuma criança santinha. Não mereço, nem quero ser coitadinho, apenas foi minha infância, é minha vida de filho. A psicologia explica que os pais trazem consigo algumas características do que fora nossos avôs. Minha falecida avó paterna dizia que meu avô, pai de meu pai, era uma pessoa muito violenta e numa comparativa entre meu pai e meu avô, meu pai seria bem mais humano, porém não podemos justificar em outros os nossos erros, nem rotular julgo aos que procedem mal. Eu amo muito a meu pai.

Voltando a produtiva conversa que tive com meus queridos adolescentes, podemos avaliar que nem sempre devemos obedecer a nossos pais. Calma... Eu sei que soou estranho essa afirmativa, mas a base pra isso é o primeiro verso do capítulo 6 de Efésios: "Vós filhos, sede obedientes a vossos pais NO SENHOR, porque isso é justo". Justiça, só vem de quem é Justo e justo Deus é. Como um adolescente pode obedecer a seu pai se ele lhe ensinar a embriagar-se? Como um filho pode ser obediente a seu pai, se quando um amigo de escola o agredir, seu pai o manda revidar?. Devemos obedecer aos nossos pais, mas primeiro agradar ao Senhor. Nós filhos, somos empréstimos de Deus aos nossos pais.

A preciosidade da Honra

Honrar a alguém é faze-lo maior. Um pai se orgulha de seu filho quando este pratíca atos de justiça e grandeza perante aos homens. Quando passa na faculdade, quando obtém resultados bons no colégio. Quando consegue um bom emprego. Não há nada de misterioso na promessa do verso quatro, no capítulo seis, porém é muito precioso o resultar da honra. Se você honra, ou seja, trazer glória, a sua casa, realizando coisas boas, qual o mal que te sucederá? Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento.

Eu tenho o costume de dizer que a bíblia é tão perfeita que ela é o único livro capaz de te dizer sobre o futuro, sobre todas as realizações. É como se fôssemos ler uma receita de bolo e já soubéssemos todas as dimensões e características que o mesmo obterá. Se nós filhos, nos darmos a prática das verdades cristãs da honra aos pais, viveremos bem e por muito tempo....
... ah, e o melhor de tudo, não existirá aquela frase: "Se você tivesse feito o que eu falei nada disso aconteceria".

Boa semana!
Matheus Gerhard

(Semana que vem encerramento do livro de Efésios)
Converse comigo em: blogdotheus@yahoo.com.br



Nenhum comentário: