sexta-feira, 15 de maio de 2009

Antigas Cartas paulinas para efésios de hoje V.

Por quê? Pra que?

A experiência de ler Efésios e estuda-lo, ensinou-me a real veracidade do que é na íntegra ter vida com Deus. É buscar uma intimidade santa, porém real. Deus está, e sempre será, mais alto do que eu, porém está ao meu alcance, é acessível a mim e Ele quer que vivamos essa comunhão “em Cristo”, como também deseja que cresçamos. Como num processo, até que, alcançando solidez espiritual e sensibilidade à voz do Espírito, alcancemos a estatura perfeita quando entrarmos no céu.

A armadura de Deus

Fortalecer-se em Deus. Buscar forças, pois somos fracos e convenhamos: Não dá! Sem Jesus não há vida. Revestir-se de Deus pra vencer ao diabo. Na sua palavra está a vida e ela é por escape a nós nos dias de tribulação. Deus é a inspiração em meio ao mar revoltado. Ele é a paz do dia difícil.

Conhecendo a Deus sabemos reconhecer quando os despojos do diabo nos são oferecidos como banquetes, sabemos reconhecer cada um de seus ardis (ciladas). A luta contra um político corrupto é burra, mas a convenção dos seus erros traz justiça e derrota o que é mal. O pudor e a falsa acedência para com um drogado não trarão efeitos produtivos a ele, nem te fará maior perante Deus, mas é o seu relutar de conceitos preconceituosos e amor em ajudar ao que se perde é quem te fará vencedor na guerra contra os príncipes das trevas que iludem ao mundo e o torna tão vil. Preparemo-nos para que com provisão possamos vencer os principados e potestades do mundo atual, de nossos dias. Amemos aos perdidos pra que encontrem o caminho e não se percam mais, incluído a nós mesmos, pois por vezes nos perdemos e precisamos viver com Deus. Amando ao tortuoso, porém não a perdição. Trancar-se e aceitar o erro é decrescer-se, porém quem vence a si encontra a receita do crescimento.

O verso 13 do ultimo capítulo de Efésios nos relata que não é fugindo de nossos problemas que os resolverei, mas sabendo como tratá-los. Estar com Deus é buscá-lo e conhece-lo nos dias de sorrisos, pois seu escape é bem presente em dias maus. Por que dias maus já vieram, virão e retornaram. Para que a firmeza permaneça depois da resistência. Uma coluna, como nós já aprendemos: emergida em verdade.

Defender-se com a fé. Um escudo protege dos detritos que são lançados contra nós tentando nos fazer cair e sair de nossa vida cristã. Eu tive um pouco de receio quando comecei a ler o livro Deus em Questão que nada mais é que duas pessoas tentando discutir Deus. Um combate entre C. S. Lewis (criador das crônicas de Narnia) e o notável Freud. Tive receio, pois pensei que influencias da defesa de Freud quanto a não existência de Deus pudessem me criar dúvidas, mas pela graça meu escudo funcionou direitinho. A visão que tive de Freud é de um homem rendido à existência de Deus, porém que não aceitava a dependência a um ser do qual ele não via. Por pouco Freud não se converte ao protestantismo se não fora seu amigo aquém frequentemente trocava cartas.

A força com a qual você se protege daquilo que vem tentar te afastar de Deus é quão resistente pode ser seu escudo. Surpreenda-se você é forte! Apague os dardos do diabo, deixe que o ataque dele contra você seja nulo, sem valor. As flechas num escudo são miras num alvo, porém sem efeito algum. Essa atitude é proteção mediante a crença fundada na realidade do conhecer e vivenciar o maioral que é Deus.

Temos a mania de creditar todas as sensações, sentimentos e dores não físicas ao coração, mas o que muita gente se deixa iludir é que quem, na realidade, é o precursor, o responsável por cada um destes sentimentos é o cérebro e essa maquina é uma das regiões que muito precisa de proteção. Proteger-se por ser salvo. Pensamentos tortuosos não devem habitar essa caixa mágica e surpreendente. Com o escudo se protege o corpo, a vida, dos maus dardos, da prostituição, não somente em vender-se, mas dar-se a pratica das coisas erradas pra suprimento de nossos próprios desejos e com o capacete protege-se a mente pra que esta não fique fraca. Todo o erro antes de existir ele é planejado, mesmo que indiretamente. Com um bom capacete os maus pensamentos se tornam difíceis. Com a consciência de que sou salvo e devo viver pra Deus, venço as minhas tentações e meus declínios para o que é mal. Com o conhecimento firmam-se os paços. Busque conhecer mais a Deus. Busque-O durante o seu dia pra que conheça a vontade dele e se salve dos pecados.

Nessa luta, sobrenatural, nas regiões celestes, nós também devemos atacar. A palavra ataque, pra muitos, trás o sentido de ferir. O único alvo de um cristão, o que ele precisa vencer, é o pecado. Todas as coisas que tragam desagrado a Deus. A forma como lutar é resistir, denunciar, não ao pecador, mas ao erro que ele comete. Por isso que nossa espada não é outra senão a palavra de Deus. O diabo é mais forte que nós, mas nossa luta não é contra ele. Quem o derrotará é Deus que também trará seu triunfo pra que desfrutemos com Ele. Nossa guerra é em vencer as artimanhas mortais. É alertar o mundo pra que se salvem, é viver uma vida íntegra aos olhos de Deus. Cada uma dessas atitudes e muitas outras que eu poderia citar aqui são golpes que devemos dar. Proteja a sua mente e ataque com sabedoria.

Um plano muito bom quando em um combate é a comunicação. Uma pessoa que tem a visão mais ampla do que você, um soldado no alto do monte pode te dar melhor as coordenadas do inimigo que esta ao derredor tentando te destruir. A oração em todos os momentos, constantemente é a nossa comunicação com o general maior que zela e nos observa com tenaz cuidado. Orar pelo medo, pela alegrai, a cada vitória, te fará estar mais perto de Deus, perseverante e preocupando-se com os que são de Cristo, mas não estão nEle. Muitos que estão na casa de Deus, que freqüentam a igreja não vivem com Deus, pois não se modificam, buscam noutros Cristão a Deus, em vez de buscarem Deus e deixar que Ele impere em suas vidas. Examinar-se, melhorar-se isso é proceder como bom soldado.

Como agirei e como viverei?

Paulo, do qual a partir de hoje – no sentido de admiração - tornei-me fã, (risos) termina seu livro, sua carta, desejando o sentimento que todos precisamos e que todos nós queremos ter: “Paz, seja com vocês”. A paz não de mudar o mudo pra que possamos tê-la, mas mudar-se pra que a paz nasça em nós, pra que estejamos firme e isso traga paz. Pois a paz vem de Deus é dEle e somente nEle podemos conhece-la. Se o mundo O conhecesse o mundo estaria em paz. O maior problema da humanidade é tentar completar-se e procuram o completar em coisas erradas que não trazem nada se não mágoas futuras e autodestruição. Paz é ter vida com Jesus. Ser completo e estar em Deus.

Que o favor de Deus seja com todos aqueles que se movem a favor dos planos de Deus, pois O ama e o amor não é um sentimento, mas uma atitude que move o nosso coração. O favor de Deus é presente com os que O buscam, é com os que O buscam em verdade, em sinceridade. Nada está oculto a Deus!

A escolha é sua. O apelo pra salvar sua vida começou um dia, mas a salvação de seus dias é hoje, é agora. O que você tem aceitado pra si? Que valores temos agregado? O que temos trago a Deus? Como temos nos apresentado ao que nos apresentou o plano de vida e vida em abundância.

Leia o livro de Efésios,
Traz enorme conhecimento das vontades de Deus!

Boa semana!
Matheus Gerhard.
P.S: Peço desculpas por atrasar a postagem da ultima parte do estudo, pois estive viajando por isso não tive tempo de publicá-lo.
Vale muito ouvir esta Canção:
Somente Seu, Senhor
Leonardo Gonçalves

Um comentário:

Arisson Belan disse...

estava com saudade de ter ler!

sempre passava e nao tinha nada novo nao deixa de escrever eleva nos mas vezes