domingo, 12 de abril de 2009

Antigas Cartas paulinas para efésios de hoje.

estudo 1

Aprenda também, assim como pude entender, valores riquíssimos contido aqui.

Desenvolvi uma um pequeno estudo que gostaria muito de compartilhar ao longo deste mês com pessoas tão maravilhosas como você, sim, você mesmo quem está lendo este Texto. Leia-o até o final, eu creio que foi Deus quem te trouxe até aqui pra Ouvi-lo um pouco mais.

Ao término de todas as postagens referentes a este estudo, postarei ele por completo. Bom, vamos prosseguir e conhecer mais do Senhor?

A visão do livro de efésios são os anseios de Paulo para que os cristãos, seus leitores, crescessem na fé, no amor, na sabedoria e na revelação de Deus. Seu desejo era que o modo de viver de cada um fosse digno de Cristo. Ele trata de como somos redimidos por Deus ressaltando a redenção à graça por meio da fé em Deus que nos reconciliou a Ele. Há uma expressão paulina que aparece cerca de 106 vezes nas epístolas de Paulo, dessas, 36 vezes escritas no livro de Efésios que diz: “em Cristo”. Mesmo preso por amor a Deus e por insistência daquilo que pregava, Paulo queria nos advertir em entrelinhas: “siga este amor, pois sempre, acima de tudo, valerá a vida”.

A resultante que tirei de Paulo, em sua mensagem ao cristão, contida no livro de Efésios, é: Tudo o que fere a carne, no sentido de abatê-la, ou seja, ir contra, alimenta seu espírito. Algumas vezes, o diabo chama este ato de ignorância espiritual, porém o Espírito o dita como busca por santidade. Mate a sua carne. A morte dói, mas a doença é uma dor prolongada. Se teus “tenhos” enobrecem teu coração, desfaça-se disto, aprendendo que nada temos deste mundo.

Deus, através de Paulo, em sua carta aos efésios nos diz como agir perante a vida. Deus quer que nos fortaleçamos, dia após dia em nossa fé.

A posição de Deus quanto a nós

Nos primeiros versos deste maravilhoso livro, vamos nos deparar com a figura de Deus, sua magnitude e eficácia e o presentear de Deus. Amor expresso na preocupação de pensar e querer o nosso bem. Deus, desde a criação do mundo, preocupa-se com o homem, deseja uma relação de intimidade com sua criação, por amar de tal medida incalculável. Muitas das vezes pensamos, em ausência de conhecimento, que Deus nos serve. Pensamos que Ele existe pra satisfazer nossas vontades, mas a realidade é: Deus supre a seus servos. Suprir é dar aquilo que se necessita. Ele nos designou e está bem claro: fomos criados por Ele, para Ele (v4). Nós devemos servi-lo.

Durante muito tempo, a palavra intimidade me transtornou um pouco, pelo fato do sentido desta que conduziu a tantos por viagens eloqüentes, afastados e distorcidos daquilo que é a real comunhão com Deus. Até que alguém em suas canções disse: “ser um só com Teu Espírito, em doce comunhão, profunda e santa intimidade”. A relação de Cristo com seus filhos, noivo e noiva, essa intimidade, no seu sentido real e santo, é o trato, ou seja, a forma do qual carinho e amor que Cristo tem pra dar a nós e a resposta a esse amor através de nossas atitudes, na força e desejo expresso em dedicação, na busca pela forma a qual Cristo quer que assumamos. Isso não significa a supremacia de um desejo meu suprido. Ele por beneplácito, por Sua aprovação, vontade, deu-nos a honra de sermos chamados filhos de adoção, por meio de Cristo. Essa intimidade, esse desejo que Deus tem de termos comunhão constante com o espírito, torna-nos agradáveis a Deus, pela graça (v6).

Deus sabe de nossa natureza. É como se houvesse um plano B. O propósito da criação do homem é viver em plenitude com Deus, a essência primeira do homem era perfeição, mas Deus, que tem ciência de Tudo, nos amou e religou-nos a Ele após a queda do primeiro. Deus sabe que somos falhos e Sua posição quanto a essa natureza é de mui grandeza em perdoar (v7). Ele fala que temos redenção nEle, pois Sua graça existiu ao ponto de sobrar.

Quando passamos por momentos de dúvidas, mui dificilmente tomamos decisões por nós mesmos, porém Deus aconselha-se consigo mesmo. Ele não precisa que digamos a Ele a maneira como agir. O conselho de Deus é Sua própria vontade. Ele não precisa de ajuda. Nós somos meios pelo qual Ele age. Temos a mania de em nossas orações dizer: “haja com providência. Vá, cumpra Deus”, busque-O em confiança, confiança tamanha e em sabedoria dizendo a Deus: “Eu O conheço e sei que são melhores os Seus pensamentos que os meus, a Sua maneira é melhor que a minha. Eu Te conheço, confio. Que tudo aconteça segundo o beneplácito Teu” Que tudo aconteça segundo a aprovação de Deus, segundo a vontade dEle. Experimente perguntar a opinião de seu Pai antes de tomar decisões. Nós precisamos de orientação, Ele é.
Boa semana!
Matheus Gerhard
......................................................................................
Espírito de Vida
Cantor: Diante do trono
letra e música: Ana Paula Valadão Bessa

Nenhum comentário: