terça-feira, 19 de maio de 2009

Quando é hora de desistir?

“Em TUDO somos atribulados, porém não angustiados; Perplexos, mas não desanimados;” 2º Corintos 4:8

Quem nunca teve vontade de parar sua carreira? Seja ela escolar, profissional, por não achar que é a profissão que deveria seguir. Também um projeto que você tenta e tenta e tenta, porém nunca consegue conclui-lo. São adversidades que se levantam, o cansaço que impera, as pessoas que não te compreendem e o coração que se frustra: É hora de parar. “Essa semana eu ouvi de uma grade amiga palavras de desânimo: Eu já entreguei o culto infantil à sua direção, ao outro irmão já o liderar de missões. Pronto.” Meu coração se entristeceu muito. Como se encolhesse. Embora eu não tenha ciência de qual é seu problema eu não consigo concordar com a desistência de Deus, tão fácil das pessoas. Eu a disse: “Se há alguma coisa que está te atrapalhando, largue tudo, mas não abandone o serviço Cristão”.

Um espinho no coração

A vida nos prega peças e algumas dessas nos marcam. Resquícios de momentos ruins parecem ocupar a caixa dos arquivos indesejáveis e são guardados em um local de nosso coração onde constantemente resolvemos revê-los. Como a caixa onde costumamos guardar fotos antigas, ou gaveta onde são guardadas lembrança de nossos momentos. Diferentemente do nosso cotidiano, em nossos corações, queremos guardar coisas ruins. Mas isso acontece. Ninguém guarda a foto de um inimigo, nem são tiradas fotos em funerais. O armazenamento dessas lembranças nos trás problemas bem graves, é como pecado. O fruto do ódio alimenta seu eu diminuindo você.

Por mais que todos os dias nós limpemos a casa, o vento sopra pelo dia todo e com sigo traz impurezas. Em nossos dias será impossível manter a casa limpa pelo dia todo, mas podemos nos prontificar a viver limpando-a. Um ambiente agradável é melhor pra se viver.

Ter uma mágoa guardada é algo que nos fere tanto. Pode ter certeza fere mais ao que a causou do que ao que foi magoado, embora ambos passem dificuldades. Os sentimentos nas pessoas são como plantas, boas e ruins. Tudo o que se cultiva, cresce. Se plantarmos uma semente boa, se a tratarmos ela crescerá. As plantas “venosas”, porém, nascem de uma forma bem mais fácil. Plante-a e a guarde, ela crescerá e dará seu fruto sem muito custo e com pouco cuidado. Conosco também é assim. O amor é uma planta até fácil de plantar, mas é uma das que mais se necessita de cultivo. Em contrapartida, o ódio é uma planta que com apenas uma pequena semente germinada, floresce, com raízes fortes e espaçosas, grotescas. Tenho que convir, até se enobrece, porém machuca e traz a morte.

Os espinhos em nossos corações, causados pelo ódio, por vezes é esquecido, mas experimente respirar fundo, ateste seu coração, vamos, o encha. Logo, logo você irá se deparar com seu espinho. Experimente apenas viver e você sentirá a dor que ele causa.

Cuidar do jardim enquanto as plantas são semeadas é a melhor maneira de se ter um belo lugar. Eu não sou jardineiro e entendo pouco de plantas, mas no jardim da vida tudo pode acontecer se seu jardineiro se descuidar. O que você tem plantado?

Olhares que cercam

Se você acompanha esse blog, já deve ter reparado que rebato muito na tecla de como nos portamos mediante a nós mesmos e frente aos outros. Há uma frase que exprime muito essa relação eu e eu, eu e tu: “Miras perfeitas em alvos errados”. Como já declarei: cada verdade, cada conduta, cada maneira que Deus nos faz enxergar melhor, deve vir de encontro a mim primeiro. A modificação deve ocorrer primeiramente em mim pra depois eu querer que ela melhore e faça crescer um irmão. Ainda que esse fato, a mania que muitos tem de cuidado – o cuidar da vida dos outros (risos) – me incomode muito, minha postura hoje é orar e compartilhar aquilo que Deus me ensina.

É fato. Todo o homem tem mania de perfeição e a busca. Buscam em mim em você, mas dificilmente volvem seus olhares para o interior de si mesmos e buscam perfeição. A pergunta mais difícil que encarei até o dia de hoje, em uma seleção para emprego, foi: “Quais são os defeitos do Matheus?” Olhe, eu revirei e revirei meu interior tentando achar alguns pontos, que não fossem tão conflitantes e que não me denegrissem tanto, para poder repassá-los. Ela, a avaliadora, reparando minha busca, um tanto que conflitante deu seus sorrisos simpáticos, pois eu sabia que possuía erros, mas não havia feito uma lista preparatória os classificando. Foram apenas as coisas boas que pensei em dizer. Mas acho que fui sincero em expor-me e passei por aquela prova.

No mundo de hoje os olhares estão constantemente sobre nós. Nos rotulam, buscam insaciáveis os nossos defeitos. Não perguntam, buscam “os erros do Matheus”. Eles nos julgam, nos denigrem e nos ofendem e, ainda que raramente, nos amam. A bíblia nos diz que devemos amar a uma prostituta ainda que sejamos contra a prostituição. Diz-nos pra que amemos ao drogado, mesmo sendo contra o uso das drogas. É a supremacia do amor sendo cumprida. Porém se averiguarmos em nosso cotidiano a vida é diferente: Uma prostituta, ainda que se converta, deve lutar muito contra os olhos que a negam, mesmo que nossos lábios jurem amor. Pois a aceitamos, mas não retiramos o rótulo ao qual o pecado lhe colocou. Você para nas esquinas onde homens, mulheres e crianças se matam usando drogas e diz a eles que Cristo os quer assim, como estão e que eles são importantes de mais? É... eu também nunca parei em uma esquina.

Sabe por que os olhos do mundo nos rotulam? Perseguem-nos? Pois eles querem ver a esperança anunciada em nós. “a criação aguarda ansiosa – apreensiva, inquieta, preocupada - pela manifestação dos filhos de Deus.” Ênfase minha (Romanos 8:19). A busca do cristão é por almas. Nossos olhos devem ser fechados para sujeira. Toquemos nos imundos, amemos aos perdidos. Um amor não fingido.

Acredite, na primeira alternativa que alguém precisar ser contra nós, não se farão ocultos a sua mente os nossos erros pra que ela nos acuse. Em uma discussão que tive com minha irmã, no momento em que ela já não tinha alternativas, sobrou-lhe uma ameaça: “Eu vou ficar quieta pra não te ofender.” (graças, pois já resolvemos e eu a amo)Pensamento sábio o dela, porém sua intenção era me por contra parede, seu real desejo era me ofender. Eu tenho meus erros, meus pecados, porém o ser humano, nós, dificilmente esquecemos as falhas de alguém. Rótulos nos são colocados e estes dificilmente são esquecidos.

O silêncio

Me aponte um cristão que nunca teve esse pensamento, ou nunca orou assim: “Será que Deus não está me vendo, me ouvindo?”. Alguns de forma mais rebuscada elaboraram: “Deus, Tu não tens contemplado minha dor?”. Quem nunca se sentiu só? A ansiedade nos toca o coração. O silêncio de Deus é real e acontece pra todos. Nós precisamos olhar pra nós mesmos. Eu acredito que quando Deus se cala e parece abandonar-nos é porque Sua vontade é que modifiquemos algo em nós. O pecado e Deus não ocupam o mesmo lugar. Nosso coração não deve ter dois senhores.

Sempre quando olhamos pra Jesus, vemos nossa necessidade de mudança e bom seria que nunca desviássemos os olhos dEle, mas isso acontece. Como ovelhas desgarradas nós, por alguns momentos, nos afastamos de nosso pastor. Temos a mania de colocar Deus em uma prateleira e usa-lo apenas quando precisamos. Deus silencia. Isso acontece. Aconteceu com um homem da terra de Uz (jó capítulo 1). Deus quer que avaliemos nossos caminhos. Queremos tanto que Deus nos mude, nos faça um vaso novo, nos renove, porém o que movemos pra que essa transformação contínua deixe de estar apenas em versos e atinja nossos atos nos trazendo aprovação para com Ele?

Depois do silencio de Deus a jó ele diz: “Ou quem encerrou o mar em portas, quando transbordou e saiu da madre, quando eu pus as nuvens por sua vestidura e, a escuridão, por envolto? Quando passei sobre ele o meu decreto, e lhe pus portas e ferrolhos (fechaduras), e disse: Até aqui virás, e não mais adiante e aqui se quebraram as tuas ondas empoladas”. Neste emocionante e tão belo expressar da voz de Deus O compreendemos em Seu silêncio.

Nós homens, meros mortais, temos um nariz arrebitado e que insiste em subir para qualificar seu dono e colocarmo-nos maior do que aquilo que realmente somos. A beleza de Ser nada é que nos faz muito, como diria Paulo. Mover-se sem buscar glória é alcançar a Deus. Nós achamos que Deus tem obrigações para cumprir conosco. No seu favor está a vida. Em uma composição que fiz para o coro de meu irmão, denominada DESCANSO, logo embaixo do título escrevi: “NELE está a vida; Seu favor conhecemos por graça”, ou seja, até nosso descanso é na confiança de que se Deus age por nós, Ele age por que nos ama e de acordo com aquilo que Ele julgue necessário. Tenho que confessar: Estou farto das teologias de prosperidade que são jargão de muitas igrejas nos dias de hoje que afastam o homem de Deus e iludem aos que buscam somente a satisfação de seus desejos e não uma vida na Direção daquele que nos conhece.

Certa vez li um texto de um grande amigo que se intitulava: “O silêncio de Deus dói de mais!” Eu conheço algumas das dificuldades que o fizeram escrever tal texto. Acredite são difíceis suas batalhas, porém, mesmo com dores ele, um grande soldado solta seu grito e segue em frente. Orgulho-me e me espelho nele. O silêncio de Deus existirá, pra que reconheçamos nosso estado e confessemos: Precisamos, muito, de Deus. Não aguarde em lágrimas de lamento pela voz de Deus, mas se for pra chorar, labute na confiança de que tão certo como a alva, Ele vem.

Respostas

Nunca é hora de desistir. Por algum tempo eu precisei afastar-me da casa de meu Pai (Deus) e meu coração apertado me cobrou muito, pois meu juramento a Deus foi que eu o seguiria acima de mim. EU JÁ OREI ASSIM: “Deus eu nunca irei te abandonar”. A eternidade para o homem é o que de maior valor se almeja, por isso queremos prometer em eternidade. Prometi que eu viveria os dias Dele e o buscaria de todo o coração. Por alguns agravantes, foi necessário me afastar, mas nuca me afastaria de Deus. Depois de quase um ano que havia parado com minhas atividades enxerguei que a única riqueza, o único sentido a única verdade de vida e paz estava em Deus.

Enxerguei minha miséria, renunciei meus sentimentos e amei a Deus com minhas atitudes. Fui chamado a retomar minhas atividades eu que ainda não me julgava preparado resolvi calar a voz de meu coração e ouvir a Deus. Ainda quanto fosse custoso, ainda que fosse necessário enfrentar muita coisa meu desejo era me levantar e esquecer de mim, segregar-me em Deus e viver os dias dEle, pra que o Reino Dele cresça, pois é pra Ele que existimos, é por Ele que viemos a ser.

Da próxima vez que surgir a vontade de abandonarmos a Deus e suas riquezas, pois estamos cegados pelo pecado e quisermos trocar o banquete do favor de Deus pela miséria das riquezas deste mundo, decida abandonar-se em Deus. Esquecer-se de você e viver os dias Dele. Feche seus olhos e deixe que Deus guie seus passos. Olhar pra Jesus, é com olhos fechados, pois não O buscamos por interesse, mas porque é Ele quem é a vida. Viver por Deus, ainda quanto for custoso é a melhor decisão. Abandone o mundo, mas não abandone Aquele que se deu, ultrapassando todas as leis por você e revelando até em dores o Seu amor!

Sim, meu Deus. Eis-me aqui!

Deus nos abençoe!
Matheus Gerhard

converse comigo em: blogdotheus@yahoo.com.br

Um comentário:

Marcus Gerhard disse...

Amém, Theus.
Esta precisando de ler suas palavras.
Deus te abençoe