terça-feira, 24 de março de 2009

Escolhas certas; resultados alcançados.

“Maior é o que está em nós” 1João 4:1-4

Precisamos ter a convicção de que maior é o que está em nós do que o que no mundo está. A obediência, confiança e dependência a Deus são características de uma vida direcionada pelo Espírito da verdade. São inúmeras as vezes que passamos, e passaremos, por momentos atribulados em nossas vidas e a confiança e certeza de que Cristo está no controle, torna tais momentos mais afáveis e menos angustiosos. Em momento de dúvida, até mesmo das certezas, escolha o que é bom e reto.

Ezequias, filho de Davi e neto de Zacarias, reinou durante vinte e nove anos em Jerusalém e diz a bíblia: “fez ele o que era reto perante o Senhor”. Ezequias faz a escolha da retidão e bondade ainda que sobre aflição vinda de Senaqueribe se encontrasse. E algo que nós podemos notar e que é fato, desde os primeiros até hoje presente em nossas vidas, em nosso cotidiano é: A nossa fidelidade ao Senhor não nos isenta das aflições. Ele mesmo vem na pessoa de Seu filho Jesus pra ensinar-nos a vencer tais situações e instrui-nos: “Estas coisas vos tenho dito pra que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33). Arraigamos em nossos corações tal verdade, como o poeta que escreveu: “Minhas provações não são maiores que o meu Deus e não vão me impedir de caminhar”.

Ezequias passou por aflição quando Senaqueribe, rei da Assíria, e seu o povo decidem voltar-se contra ele (32:9-16), com uma afronta, Senaqueribe envia seus servos e como insultos palavras de destruição a respeito de Ezequias: “tirou os seus altos e seus altares dizendo: Diante de apenas um altar vos prostrareis e sobre ele queimareis incenso” como blasfêmia Senaqueribe zomba do monoteísmo de Ezequias, da adoração e culto somente a Deus e questiona: Quem te livrará? Mas a atitude do que acredita em Deus quando vivencia tal momento é: Busca-Lo (32:20). As orações mais eficazes saem de um coração aflito. Colocar perante o Senhor tudo de mal que nos aflige é o primeiro passo pra vitória.

Em uma hora de grande aflição Ezequias firma a sua visão em Deus. Isso é postura de fé. Quantas não são as vezes que “trememos na base”, sem olhar pra ela? Em que você se baseia? Nós cristão devemos nos basear em Cristo, acreditar que deus permite que venhamos a sofrer, mas tudo acontece segundo o querer de quem é por nós. Quando o Buscamos, o encontramos. Deus responde a Ezequias em 2Reis:19:20;32;33 Ele esforça seu servo, o acalma, põe nele palavras de ânimo e conforto “por amor de mim e por amor de meu servo”. O cumprimento destas palavras de Deus são comprovadas nos versos 35-37.

Seu reinado é descrito entre os capítulos 29 a 32 quando é substituído por seu filho Manassés, após sua morte.

Nem sempre é fácil optar pela escolha certa. Arrisco-me a dizer, certo de minha palavra, que o erro sempre será mais fácil, pois o que é errado não carrega consigo valor algum, porém aquilo que é certo custa. Oferta a Deus também são suas escolhas pelo certo. Se eu dar a Deus algo que não me custe, como o fato de ir a igreja e não estar lá, isso é sobra, porém se eu rompo o meu desejo e opto por fazer aquilo que O agrade, essa é minha oferta, agradável a Deus. Após o passar da tempestade, quando as nuvens escuras se desfazem vem a certeza: Tão certo como o sol, Deus sempre esteve. Acredite. Fite seus olhos em Deus e avance até onde Ele lhe ordenar.


Matheus Gerhard

Um comentário:

Marcus Gerhard disse...

Amém,nem sempre é fácio, como diz Paulo pois o bem que quero não faço e o mal que não quero, esse eu faço! Nossa natureza pecaminosa estará a todo tempo nos impulsionando a pecarmos, que possamos ter paciêcia e descansarmos sempre na misericórdia de Deus.
Abraço.