quarta-feira, 4 de março de 2009

Dias de Salvação


.........Texto publicado em pastoral de ordem litúrgica da PIBE...............

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” Efésios 2:08

Se perguntarmos a qualquer pessoa, porque você acha que iria pro céu? Ou: Qual a garantia que você tem que se morresse hoje estaria com Cristo no paraíso? A primeira alternativa que nossa mente nos trás é: “Fui batizado, estou em comunhão com minha igreja, me dediquei a Deus, não fiz mal a ninguém, freqüentei todos os cultos”, enfim, conseguimos arrumar “n” justificativas pra “merecermos” nossa entrada no céu, mas a bíblia nos orienta de que estas coisas, obras que fazemos durante nossa carreira terrena, é apenas uma certificação de vida com Deus, não uma fidúcia de que serei salvo. “Mas se é por graça, já não é pela obra: de outra maneira, a graça já não é graça.” Romanos 11:06

Efésios, no próprio capítulo 2, versos à frente, nos completa o famoso versículo que funda o sentido de nossa salvação. “Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura Sua, criados em Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Um pai sonha pra seu filho coisas boas. Que ele não passe por necessidades. Deus deseja o nosso bem, por isso quer que andemos segundo Sua vontade que é perfeita (Romanos 12:02). Se pararmos pra pensar, em nossa natureza que, embora conheçamos a verdade e quem nos purifica, ainda somos pecaminosos: falta inteligência no ato do pecar, pois se sabemos que pecar é tudo o que há de errado que possamos fazer e que isso nos conduzirá ao nosso próprio sofrimento, por que pecamos? A resposta é: “pois nossa natureza é pecaminosa” (Mateus 26: 41).

Paulo quando escreve sua carta a Éfeso, estava preso justamente pelo amor que tinha por Cristo e seu intuito com esta carta, o livro de Efésios, era de que os cristãos crescessem na fé, no amor e na sabedoria de Deus. É como se embora carregando na carne o sofrimento por escolher a Cristo, ele nos quisesse dizer: “Vale a pena”. Paulo sabia que valores muito maiores do que os daquelas feridas, coisas muito maiores, Deus estava fazendo ele conhecer. Sabe o que difere você de Paulo? O nome dele está na bíblia. No que diz respeito à natureza de Paulo, somos iguais. O diferencial do caráter de Paulo, foi sua escolha em ser de Deus e estar nele como Deus nEle também estava. Deus não é uma visita nem uma consulta, Ele é uma escolha de vida.

A salvação é algo de hoje, ela já começou, existe, vive. Somos salvos do mundo, separados por Deus, embora ainda estejamos nele. Quando o preço é pago, a aceitação é realizada, basta o entender de que Cristo nos tirou do mundo não para que andássemos como de lá nós chegamos, mas transformando-nos, dia após dia, vivenciando o socorro que nos foi dado pela salvação que nos alcançou e nos conduzirá pra uma eternidade salva.

Assumamos uma postura, firmados, em nossas escolhas. Que o discurso tão perfeito tome por alvo primeiro a minha vida pra transformação. “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo...” (Romanos 2.13 e 16). Não adianta posição! Não somos capazes de justificarmos a nós mesmos, pois justo é só o Senhor. Pra que Deus ache graça em nós, pra que Ele nos conceda um favor, que não merecemos, por simples graça, é necessário que nossas vidas busquem a salvação diária que só nEle se encontra. Salvação quanto às dúvidas, escape de nós mesmos mediante a tudo aquilo que pode nos ofender a alma.

Um bom dia de salvo pra você!

Matheus Gerhard

converse comigo em: blogdotheus@yahoo.com.br



Nenhum comentário: