quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O descanso do Salmo 91




















“Porque Tu, Ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação”.

Desde que crescemos, no nosso nascimento. Em nossa vida, em tudo o que formos fazer. Só nos sentimos seguros quando alguém está conosco ou por nós.
Já reparou um bebê? Quando novinho, se dermos um de nossos dedos a ele, ele firma sua pequena mãozinha e é até complicado soltarmos.
A realidade é: Todos nós necessitamos de estarmos e nos sentirmos seguros.
Não esqueço quando criança, por volta dos seis, sete anos, que se eu ou meu irmão tivéssemos o famoso “sono ruim”, juntávamos as camas e a quem estivesse o medo, sobrava-lhe a frase: “Me deixa dormir primeiro? Deixa-me fechar os olhos primeiro?”, como se pedíssemos: “Dá pra você zelar pelo meu sono?”.
Nós crescemos e o medo do bicho papão vai embora, mas nós seres humanos somos ainda assim muito medrosos, por isso resolvi escrever e pensar sobre um lindo salmo que, como a mim, já serviu de inspiração pra muitas pessoas.

“...minha fortaleza, NELE colocarei a minha fé”.

Dentre o primeiro e o segundo versículo do salmo 91 achamos quatro nomes ao qual o salmista descreve Deus. São eles: Altíssimo – Ele é grande, mui grande. Ele é maior que você. O verso um é maravilhoso, porque diz que quem habitar, ou seja, morar, se revestir, viver com o Deus altíssimo tem paz. Como temer se nós sabemos que quem é conosco, por nós, é maior.
Quando eu era criança, ficava a imaginar: Qual o tamanho do infinito? Você já se fez essa pergunta? Para nós homens, tudo tem começo, meio e fim. Porque somos assim e tudo ao nosso redor é assim.
Agora pense no que há de maior que você já possa ter visto. A bíblia diz que Deus, o Altíssimo é infinitamente maior. Antes de você vir à existência Ele já existia, porque ele não teve início. Não precisamos temer se Deus nos diz que Ele é maior que tudo e qualquer problema. Ele é maior que meu medo!
No primeiro versículo também vemos o salmista chamá-lo de Onipotente, sendo assim, NELE está TODO o PODER. Seu Deus pode tudo!
Sabe. Ás vezes nós desacreditamos, ou melhor, em poucas coisas de Deus pomos fé e por muitas vezes descremos da capacidade de Deus. Por que eu sou limitado e esqueço que Deus não é. Você, quantas vezes você ora a Deus antes de ir ao médico? Quantas vezes você ora a Ele perguntando-lhe o que Ele acha da sua decisão em seu novo emprego? Ou a nova pessoa com quem iniciou um namoro? Ou por uma doença de um ente querido seu e você passa mais tempo chorando do que orando.
Hoje eu estava orando e em meu coração falei com Deus: “Pai, se for Tua vontade que me dedique mais ao Senhor. Me ajude?” Orei assim, porque tenho tido que estar um tanto afastado da minha igreja, pois meu horário de trabalho me impede de dedicar mais tempo a Deus.
Aquele que confia no Senhor descansa NELE. A maior oração de confiança, pra mim, já estudada até hoje é o versículo dois onde se fala: “Ao Senhor direi: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, minha fortaleza, NELE colocarei a minha fé.” No original o verso de minha bíblia vem escrito: “nele confiarei”. Escrevi essa ultima fresa de maneira diferenciada, pois por vários momentos eu digo que vou confiar no Senhor, estou confiando, mas minhas palavras não ultrapassam a boca. Confiar em Deus é não temer o dia de amanhã. Não se preocupar se o mundo inteiro não te vê bem, você sabe que a sua realidade não se faz oculta aos olhos de Deus. Acreditar no Senhor é entregar sua vida, seu problema, sua alegria, sua interrogação na mão de Deus pra que Ele te dê as respostas. Quando o medo invadiu Jesus ele demonstrou uma confiança e se encheu de paz deixando externar a oração de sua alma. “Pai, afasta de mim este cálice (aquele momento de sacrifício), contudo faça o que for a Tua vontade, não a minha” Quando cremos em Deus veremos resultados. Deus é capaz de mover o mundo. A gente mal se move.
É lindo dizer que Deus é nosso refúgio. Mais espetacular ainda é experimentar que Ele o é. Refúgio é onde nos escondemos de uma tempestade. Refúgio é onde nós recebemos perdão quando o mundo inteiro nos procura pra condenação. Refúgio é o seu esconderijo onde só Deus é capaz de te achar.

“Ele te cobrirá” “e estarás seguro”

Deus em Sua palavra nos conta que assim como uma galinha a ajuntar seus filhotes e protegê-los, Ele esconde-nos do mal debaixo de Suas asas. É como se fosse um abraço que você precisa pra te proteger.
Quando minha sobrinha nasceu, ela chorava tanto quando chegava à hora do banho, ficava vermelha e gritava, gritava, gritava... Ao ponto de nossos corações ficarem apertados com medo de algum mal lhe ocorrer. Depois ficamos sabendo que se colocássemos um paninho por cima dela nessas terríveis horas, ela acalmaria, pois se sentiria segura. E realmente isso aconteceu, Eu fico pensando: “Não é que somos ainda assim?” Quando passamos por uma dificuldade, nos lamentamos tanto, choramos, esperneamos, mas é preciso lembrar que até em momentos de profunda necessidade Ele é nosso refúgio. Segura firme nas mãos de Deus. Se você está com Ele, você não irá afundar. O Seu manto é presente. O paninho que nos cobre e nos dá segurança está por sobre nós a nos cobrir. Se você passar por uma noite e sentir frio, Ele te cobrirá!
Ouvi de meu irmão uma frase linda, que ele ouviu em uma mensagem e ao ler meu texto compartilhou comigo que diz: “Ser corajoso, não é você sentir medo, mas você enfrentar o medo”. O salmista nos acalma a certeza de que a cobertura e proteção de Deus estariam sobre nós.
No seu proceder, o texto desse maravilhoso salmo, nos dirá que muitos perigos passaram por nós, mas nenhum deles nos atingirá.
Nós somos humanos e toda alternativa de fracasso é sobre nós por conta de nossa natureza voltada ao pecado e aos erros constantes, mas nenhum desses males é capaz de nos atingir e derrotar-nos.
Esse domingo, ultimo passado, pela manhã, tive o privilégio de ouvir uma mensagem maravilhosa no culto intitulada: “O Senhor os conduz ao cumprimento de Suas promessas.” Com base em Dt. 8. 1-10 e o mais bacana é reconhecer tais verdades em nossos dias. “Quando somos fracos, aí é que veremos até onde vai o poder de Deus.” “Quando estamos feridos é que Ele nos mostrará. É necessário estarmos em humilhação pra que Ele nos levante”. Às vezes passamos por tantas dificuldades, solidão e pensamos que estamos tão sós. Isso, ou melhor, esse momento, é apenas uma necessidade pessoal de ter por perto alguém, porque a alma, com toda certeza, é perceptível a presença única e santa de Cristo que é o tempo todo por você! Ele não é onipresente?

Anjos ao redor

É um privilégio apenas dos filhos de Deus, ter anjos ao seu redor. Existe uma canção de João Alexandre que expressa exatamente o agir dos anjos de Deus em nossas vidas. Nunca iremos estar sós, por mais que perto de nós não haja outro alguém, pois os anjos de Deus estão à nossa volta. Eles estão conosco nos momentos das refeições. Pegam-nos pelas mãos. Até boca de leão eles fecham. E por tantas vezes, ainda que não percebidos, eles nos livram de perigos. Os anjos de Deus são ordenados para proteger-nos e guiar-nos em todos os nossos caminhos.
Há uma expressão, que meu pai sempre usa em suas orações que diz: “Acampe teus anjos ao redor de nossa tenda para nos livrar-nos.” Ele sempre usava essa expressão ou outra frase com mesmo contexto em nossos cultos em família, todos os domingos antes de dormirmos. Talvez ele ainda não tivesse lido o texto de salmo 91(risos), onde o próprio Deus nos garantiria tal ato. Porém eu ia dormir bem mais tranqüilo. Acreditando que estavam em volta de minha casa.
Há uma outra tarefa que os anjos são designados: Livrar-nos de pedras. Sim, o salmista, na voz do próprio Deus, diz-nos que os anjos nos guardariam sustentando-nos em suas mãos. Você já ouviu aquela voz baixinha no teu ouvido te dizendo: “Não faz”? Até os desenhos animados, com o anjinho e o capetinha do lado, Deus já havia descrito na bíblia que aconteceria. (risos). Não se assuste, isso é verdade constante em nós. Os anjos só não impede-nos de errar, fisicamente, pois Deus nos ama e mesmo triste não quer que você seja obrigado a nada quanto a Ele, você tem o livre arbítrio pra escolher. Caminhos de morte ou de vida. Você pode ir aonde você quiser. Mesmo triste Deus te permitirá o erro. Escolha a boa parte e alegre o coração de Deus.

“Encarecidamente me amou”

Aquele que escolher ouvir a voz de Deus, encarecidamente. Caridade, nada mais é que amor. Os que cheios de amor, que se achegarem a Deus, Ele mesmo os fará pisar serpentes, sim calçará os seus pés o leão. Todo o momento em que você decidir escolher a Deus, ao invés do erro, é mais uma serpente que você pisou e rejeitou. Pois Deus sabe do seu amor, sabe até onde você alcança e até onde vai seu esforço em alcançá-Lo. Deus se moverá, te elevará em um alto rochedo, pois você se achegou a Ele e conheceu o Seu poder.
No fim do texto é a própria voz de Deus a te dizer o quanto quer fazer por você, por que Ele, mais que ninguém te ama. Ele diz que socorro será bem presente em momentos de Tribulação. Tudo o que vier a acontecer com você procederá do querer de Deus. Ele nos permite passar por tribulações, pois quer nos mostrar o tamanho de Sua glória. Ele não quer que você desista, ainda que grandes sejam tuas feridas. Ele permite as provações pra que nos denuncie os nossos erros e limpe-nos, pois é Seu desejo ter-nos juntos a Ele.
Aquele, pois que habita nos esconderijo do Altíssimo, em Sua sombra, Descansara. A sombra do Pai está cheia de poder, pois nEle está todo o poder. Se invocá-Lo, Ele será sempre presente. É Ele quem pode glorificar-te. Ele nos dá promessa de abundância em dias e de Salvação.

“Ele te cobrirá” “e estarás seguro”

Em quem você confia? Por onde anda sua confiança? Se em Deus. É avante o seu caminho. Não coloque sua confiança em si mesmo, pois sem Deus nada podemos fazer. Os momentos mais perigosos pra exercemos nossa confiança é depois de uma vitória, pois assim como fez o povo, das famílias de Noé (Gn. 10 e 11), achavam que poderiam alguma coisa, pois venceram o dilúvio. Vença mais uma vez o seu eu e reconheça que uma tempestade, ainda que pequena, se você só por si, ela será imensa, porém, não há o que temer, se o criador da Tempestade está em você. (Sl. 125.1) Não há força, maior que a do Seu Deus que está em você!
Se chegar a noite e você tiver medo. Deus está a zelar pelo seu sono.
Não confie em você mesmo, pois do coração procedem os maus pensamentos. (Pv. 4.23) Mas confie na palavra que o alimenta. Cristo e Suas verdades que são infinitas. Não confie na multidão dos que o cercam, pois são homens falhos como você. Foi uma multidão que vendeu por vontade própria o homem mais santo desta terra. Busque a cruz, enquanto o mundo busca crucificá-lo. Muitas vezes, nós, homens, estamos presos em nossas encrencas, erros, pecados imundos e decepções e Deus diz-nos: “Solte esse peso, dê-lo a mim” e confiamos em nós mesmos, em nossas atitudes e não ouvimos a vontade de Deus que é santa, perfeita e agradável. Ele te fará caminhar como filho. Você sabe o que é necessário fazer pra que Ele aja em você? Nada, não faça nada, apenas submeta-se a Cristo (Sl. 37.3 / 118.8) e ele te ensinará mais uma vez. Confie e vá.

Sem Deus, o que seria de mim?

Deus te abençoe, Amém.
Matheus Gerhard.

___________________________
Preciso deixar aqui um testemunho.
Hoje me senti tão sozinho. Sim, solidão. Um sentimento tão ruim. Ausência de um amigo. Ausência até de meus inimigos. E agora, ás 20:33, ao fim de meu texto, veio-me por torpedo sms uma resposta linda de Cristo:

“Deus ama você poderosamente! Os outros prometeram
e falharam, mas Deus prometeu e cumpriu.
Ele ama você e com um amor inesgotável!
Esse amor vale à pena.”
Ligia.
(minha 2ª mãe)

Deus me mostrou através deste sms que está vendo a minha luta por tentar ser dEle, somente dEle. Ser de Cristo, nunca será fácil, porém sempre valerá à pena.
Acho melhor eu parar por aqui, se não, não paro de escrever. rs!

Escreva para: blogdotheus@yahoo.com.br

Data: 25/11/08, postado posteriormente.

3 comentários:

Eu tento, Tu tentas disse...

Matheus..

Como sempre seus posts são abençoadores.

E olha que nem li todo ainda.
To só dando uma passadinha viu?
Li seus emails e gostei muito.

E esse salmo foi o primeiro que eu decorei. Na época fiz uma musiquinha com ele (eu nem era "crente" ainda) porque achei muito bonito.

Apesar disso ter muuuuuuuito tempo ainda lembro da musiquinha.. rsss

Que Deus esteja sempre com você!
BEIJO!

Marcus Gerhard disse...

Que bênção! Não se sinta sozinho meu irmão!
Sinto sempre sua falta! eramos tão grudados! Ms minha felicidade, meu descanso, minha satisfação é que Deus tem cuidado de você!
T e amo! você é o maior presente que eu poderia receber de Deus, enquanto homem. Obrigado por existir.

Eu tento, Tu tentas disse...

Matheus...

Já tinha lido seu texto e voltei aqui hoje para ler mais uma vez.

Te mandei um email e lá comentei que estou num momento bem legal com Deus.
Engraçado que a minha vida tá meio confusa, tenho me sentido muito sozinha. E meu exercício tem sido: aprender a descansar em Deus, pois Ele é meu refúgio.
Como é bom dizer isso!
Como é bom viver isso!

Você é uma pessoa muito especial.
Agradeço a Deus por ter encontrado seu blog, e por suas palavras me abençoarem tanto.

BEIJO!