segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quem quiser: negue-se, tome sua cruz e siga-O



mensagem que preguei na Ibamm domingo dia 13/09/09


Você não é obrigado, obrigada, a ler o texto de filipenses 1:20, nem tão pouco vive-lo. Há uma escolha para que o mundo decida. Há uma opção, um livre arbítrio pra que você eu decidamos.

Vamos ver? Mateus 16.24-27

“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.
Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Porque o filho do homem há de vir na glória de Seu Pai, com os seus anjos, e, então retribuirá a cada um conforme suas obras”.

A bíblia nos diz: “quem quiser”, ela não te ordena, não te obriga, ela te oferece as palavras de Cristo dizendo: “quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Se você aceitar, tome a tua cruz. Não a deixe pelo meio do caminho, desistindo, tão fácil das coisas que Deus lhe deu para que cuidasse, pra que carregasse.

O versículo nos diz algo diário. Se você lê-lo hoje, ele traz mensagem pra continuar, negue, tome e siga. Se lê-lo amanha, as palavras não mudarão. Você advoga: “mas eu já estou seguindo a Deus. Vou a igreja, tenho comunhão com irmão,” e Deus continua a me dizer: “negue-se, tome a cruz e siga-me”.

Você não é perfeito não se iluda. Nem será. Nos transformamos de glória em glória, dia após dia, por isso a todo o momento: “negue-se, tome a sua cruz e siga-me”. Será que realmente a nossa cruz tem sido carregada? Não há nada que tenho aliviado o peso da minha cruz, deixando de carregá-la? se há: “negue-se, tome sua cruz e o siga”.

Há uma frase esplendida que diz: “meu testemunho é minha vida, se necessário usarei palavras”. Algumas pessoas aceitam a Cristo, mas não decidem viver Cristo glorificado em suas vidas.

Sabe o que Paulo queria dizer quando escrevia a carta da alegria, assim denominado o livro aos cristãos na cidade de filipos? Ele dizia: em meu testemunho, em minhas atitudes, na maneira de viver e aceitar a vida, Cristo será engrandecido.

João nos diz em seu livro: “Convém que Ele cresça e eu diminua”. Isso é testemunho. Não devo esconder minha identidade, mas sim ser achado como um deles, um dos que O segue. Negamos nossa cruz e a Cristo, todas as vezes que negamos Sua palavra. Seja dela o menor verso.

Há um livro, do estudo gestual das pessoas que se chama: “o corpo fala” eu digo, o corpo do cristão deve falar coisas boas. Seu corpo tem falado o que no grupo de amigos fora da igreja? Ser cristão, aos domingos é tão fácil. A cruz da vida cristã existe mais intensa a partir da segunda feira, pelo menos, quando não intencionalmente despercebido, podemos nota-la mais nítida, pois é quando nós devemos portar como um dos que anda com Ele!

Eu adquiri um ato maravilho: “Sou uma pessoa que não gosta de chamar a atenção e por isso minhas orações antes das refeições na fábrica onde trabalho, era de olho aberto, um simples obrigado em nome de Jesus amém. Mas percebi, meu testemunho não pode faltar agora e mesmo que todo o refeitório me olhe, quero que me reconheçam como o louco, que me julguem e dêem cruz pra carregar, mas me achem como um, dos que andam com Ele.”.

Você já foi olhado com outros olhos por fazer algo incomum, saiba até “crentes” farão isso, mas agradeça a Deus, pois te reconheceram com um dos que andam com Ele.

Há algum tempo atrás, melhor dizendo, há uns bons anos atrás, quando eu estava me preparando para o vestibular, em um curso preparatório, na volta pra casa eu me deparei com um homem, que me interrompeu gritando: "irmão, irmão, eis que vi um anjo do Senhor por detrás de você. Cristo é contigo. Você é cristão, não é?" eu o respondi todo empolgado, pois afinal haviam me reconhecido pelo meu andar com Cristo e todo feliz a ele eu disse: "Sim!! Eu sou!!" e ele me perguntava de qual igreja era e me dizia que Deus tinha grandes sonhos pra mim e no final da conversa me surpreendeu dizendo: "o irmão tem algum dinheirinho pra me doar?" Puxa, meu coração até murchou naquele instante, pois em meu bolso só havia um passe escolar (passagem para utilização de ônibus) e com uma cara de piedade, pois o queria ajudar, eu respondi: "infelizmente, não tenho." Olha meu amado, aquele querido irmão só faltou me bater. Ele fechou tanto a cara que acho que o anjo do qual ele disse de forma tão bonita já não estava mais ali. Com muita raiva aquele homem foi embora e eu disse a Deus: "ainda bem que você havia me dito que há profetas e profetas". Eu ri com Deus naquele momento.

Somos cartas lidas pelo mundo. O mundo não tem reconhecido Cristo em nós, pois não há testemunho, não há mensagem escrita em nossos atos. Não estamos vivendo Cristo. Carregue sua cruz. Não espere que suas palavras traguem atitudes a você, mas carregue sua Cruz ao ponto das pessoas verem em sua vida as maiores e mais belas palavras, mostre ao mundo Cristo em você. A criação aguarda, ansiosamente, ou seja, ela tem pressa, pela manifestação dos filhos de Deus e a sociedade nos reconhece, quando estamos carregando a nossa cruz. Você está com sua cruz hoje?

Cruz não é algo fácil, “humanamente suportável”, mas não fácil, ela é pesada, te custa. Custa a recusa de muitas coisas. A cruz é individual. Seus problemas são diferentes dos meus, por isso o pronome possessivo incluso no texto de Mateus: “sua” cruz!

Eu no período em que me afastei da igreja, há cerca de um ano atrás, pensei em largar minha cruz. É tão mais fácil apegar-se a vergonha que se tem de encarar o mundo. É tão mais simples dizer: eu odeio tal pessoa e viver como se ela não existisse. É tão mais simples não cantar, falar, viver a vida que Deus destinou pra que eu vivesse cumprir minha carreira. A minha cruz havia pesado demais.

Mas nos versos de minha bíblia não havia nenhuma recomendação para aliviar meu peso. Aliás ela nem fala “se ela pesar demais”, ela me diz: Se eu quiser segui-lo eu devo achegar-me a Deus, tomar minha cruz. Minha bíblia dá sim uma recomendação, vamos reler o verso 24: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”. “Negue-se a si mesmo”

Não importa seu estado de ânimo. Não importa!
“Ah, mas minha vida caminha pro buraco...” Não tente resgata-la, pois quem quiser salvar a sua vida, à perde.

Um dia nós dizemos sim a essa pergunta e quisemos, por conta própria, segui-lo. Você ainda tem levado a sua cruz? Um pedaço dessa madeira que figuramos aqui, a nossa cruz, e que muitas pessoas têm dificuldades em carregar é missões. “Ah, mas irmão, nossa igreja sempre alcançou os alvos, eu sempre entreguei o folhetim com os missionários na porta igreja.” Creiam muitos nem sabem que aqueles folhetos, não são apenas boletos bancários, há pedidos importantíssimos de orações ali.

“Ah, eu já li”, irmão você já orou pelos pedidos descritos ali?

Você sabe o valor que tem uma alma?

Uma alma custou muito caro, custou sangue de Cristo. É necessário sentirmos por ela o devido. Às vezes nos esquecemos, que as pessoas que estão iludidas em suas “felicidades” no mundo vão para o inferno. Sofrerão a segunda morte, como nos diz Apocalipse, a morte eterna. (vamos ler ? Ap. 20.11-15)

“Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
Vi também os mortos, os grandes e pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Essa é a segunda morte, o lago de fogo.
E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”.


Algumas vezes até desejamos que algumas pessoas vão mesmo para o inferno. Triste não? Mas é o que tem acontecido. É urgente! É pra hoje! Você sabe quando Cristo vai vir? Fiquem como atalaias. Anunciem as boas novas! Grite, exclame, nas praças que os mendigos habitam pela noite, nos morros da violência desenfreada, nas esquinas imundas, grite em você. Por quem você daria a sua vida?

Não queira dar-se a si mesmo, pois quem tentar salvar a sua vida?... E quem perder sua vida, por amor de mim, a encontrará.

Negar a si mesmo, tomar a sua cruz, não é simplesmente amar os próximos a nós. É amar a quem nos quer mal, pois desejamos salvar o que se perde, pois a palavra de Deus não é para os sãos, mas sim para os doentes.

Que ressoem em nossos ouvidos, as vozes do mundo, como daquela mulher de mulher que clamava. Que essas vozes nos acompanhe a ressoar: “não desista de nós” Se você não pregar as pedras clamam por socorro!

Eu compus uma música a um bom tempo atrás que me ensinou muito e diz:

“Se as feridas me doem não recearei,
Se a cruz for pesada a carregarei,
Nunca o Teu serviço eu não cumprirei.
Eu quero ser igual a Jesus”

Cantar isso pra mim é maravilhoso, melhor ainda é poder reconhecer que tenho vivido tal mensagem.

Há uma frase de Drumonnd de Andrade, em um poema denominado “recomeçar”, que diz: você é aquilo que você ouve. E somos mesmo. Precisamos de conselhos na maioria de nossas decisões, se achamos algo afável aos olhos, queremos igual. Então ouça então e exemple-se nisto:

“Aguardo ansiosamente e espero que em nada, (atente pra isso) nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte”. Filipenses 1.20

Seja pela vida de Cristo, vivendo os dias de Cristo hoje. Preá que ele viva e seja glorificado em nossos corpos. Seja pela morte de meu eu, do meu ego, do meu peito estufado, da minha vergonha, do meu pecado. Cristo será engrandecido, seja pela vida, seja pela morte.

Pense, reflita. Ás vezes, falamos a palavra da Deus “ao léu” ao vento, à toa e nem percebemos a tamanha responsabilidade das verdades que estamos a nos comprometer.

Boa semana,
Deus Te abençoe!

Matheus Gerhard.

Um comentário:

Marcus Gerhard disse...

amém Theus, quantas vezes é assim mesmo que encaramos missões mas não temos coragem de enfretarmos nossa situação e não modificamos nada! Cristo, que é nossa realidade há de nos ter em seu cuidado e transformamo-nos para esta realidade de paz, graça, e salvação em nós, por nós , por Ele esmo à todos os Povos.