domingo, 11 de janeiro de 2009

Ofertas a um Rei


Você já presenteou a alguém e recebeu o presente de volta? Geralmente, de 3 a cada 5 vezes que as pessoas presenteia a alguém é por querer algo de volta. É engraçado que, na maioria das vezes, quando presenteamos a alguém com dado presente recebemos um de mesmo ou de inferior valor.
Ontem, eu e meu irmão fomos ao shopping comprar um presente pra uma tia, que já nos seus quarenta e poucos anos completava mais uma primavera. Entramos em uma loja e fomos direto pra seção de utilidades domésticas. Nisso eu vi: É tão complicado darmos a alguém algo pessoal, alguma coisa que realmente vá agrada-la. Quando falamos em presente, me lembro de meus dias de criança. Pare um pouco e lembre dos presentes que te agradaram. Sim, aqueles onde as pessoas realmente acertaram e você se agradou.
Quando criança, houve um aniversário, não me recorde de quantos anos, mas ganhamos tantas cuecas que era até engraçado quando chegava algum convidado, era só este apontar no portão, que minha irmã, mais nova, já gritava: Matheus e Marcus, mais cuecas. Eu ficava “buchando”! Mas plantava um sorriso, de quase perceptível falsidade, e atendia-los. Sabemos que uma criança não sabe esconder sua insatisfação, aprimoramos isso com o tempo.
Contei isso tudo, pois somos tão exigentes, quando diz respeito ao que os outros devam fazer para nos agradar. E nós, para com os outros, como agimos? E eu para com Deus o que tenho dado a Ele por tantos bem que me deu? Qual tem sido a minha oferta? A minha obrigação já é o bastante?

Um luxo de lixo

Reparamos que a humanidade vive intensamente uma vida de aparências, isso engloba você e eu. Temos uma doença que, uma vez adquirida, por isso de nossa natureza atual, chamada pecado e este nos indica aos muitos outros caminhos e um deles é a vaidade. Tudo bem eu aceito que você possa não se encaixar nesse esquema, mas pensemos um pouquinho.
Qual a frase que é dita quando uma mulher se produz, se embeleza? Será que é estou me aprontando pro encontro com Deus? Ou seria, estou me perfumando pra encontrar o filho do Homem? (risos) Negativo, nenhuma dessas respostas está correto, elas dizem: “Mulher se arruma pra outra mulher”, ou seja, é uma luta intelectual, pra que uma se sobressaia da outra. Um dia ouvi uma frase, de uma grande amiga, que dizia: “Com a falta do produto no (no caso, homens) no mercado, a guerra “tá” travada!”
Não há nada de errado com o fato de uma mulher se produzir ao extremo, linda, perfumada que atraia a quem ela almeja, mas não há necessidade disso ocupar um espaço de 52 pares de sapatos no guarda roupa, como tem uma pessoa achegada a mim. Quando me refiro a “um luxo de lixo” é que tudo isso é passageiro. Tudo antes de ter sido jogado fora é usado, pra algum motivo, pode ser que tenha dado certo ou não, correto? Assim também são as coisas aparentes. Elas são artifícios pra realização de alguma coisa, mas passam e são jogadas fora.
Não pense que é só da mulher esse agravante não, embora com mais ênfase ocorra com elas à geração de homens sarados é viva hoje ainda. Vou confessar a você, já tentei ser um dos “saradões”, mas não desisti depois de ter escrito esse texto, não. Isso se deu bem antes, desisti mesmo porque não agüentei (risos). Como é bom passar por mulheres e sua beleza ser notada. Um pouquinho diferente das mulheres, nós homens nos arrumamos mesmos é pra agradar uma mulher, embora seja tão complicado. No período em que fiz natação, eu era famoso por minhas pernas, ficava envergonhado, mas isso enchia o meu ego e de certa forma, fazia bem.
Não podemos nos esquecer é que muitas vezes arrumamos nosso exterior pra esconder a “bagunça” com que se encontra nossa vida interior. Um exemplo bem grotesco é quando um gordinho decide usar uma cinta, daquelas do tipo 1,2,3 segura a respiração, e puxa o fecho e prende todas as gordurinhas a mais. Mais uma vez repito, nada de errado em usar tal “colete salva-vidas”, pois pra mulheres que passam por um período pós parto é até aconselhado por alguns médicos, mas usei tal exemplo é que através disso guardamos tudo o que não agrada as pessoas e nos mostramos como lindos e agradáveis aos olhos do mundo.
Cerca de uma semana atrás estava conversando com uma super amiga ao telefone, combinávamos de sair e ela, aproveitou o ensejo, para compartilhar um pouco de suas “batalhas”. Ela me dizia: “Meu namorado tem uma página em um site de relacionamento pessoal e isso me intriga tanto, ele sabe que eu não gosto e isso atrapalha tanto nosso relacionamento. Ele diz que lá ele tem amigo que não podem ser esquecidos jamais.” Eu tentando a aconselhar, disse, por que ao invés de você ficar “batendo na mesma tecla”, não ore e peça a Deus um novo direcionamento pra que ele por si consiga enxergar que isso te incomoda. E na conversa podemos chegar a uma conclusão, nesses típicos sites de relacionamento, as pessoas fazem uma propaganda tão grande de si mesmas. Se você já viu uma página do tipo, onde a pessoa descreva tudo o que de ruim possa ter acontecido com ela, todas as más qualidades que ela possua, me mostre, pois eu ainda não encontrei. A internet é um mundo criado pra facilitar a vida das pessoas e facilita tanto que muitas pessoas podem criar uma outra identidade pra viver nesse “mundo”, cada dia mais falso e vil. Estava ouvindo uma bela pregação no domingo passando, onde o pregador iniciou sua mensagem dizendo: “quem possui dupla personalidade é um sinal de distúrbio mental e uma vida cristã de aparência é sintoma de pecado.”.
Quando Elifaz, um dos amigos de Jó, mostra que o ímpio é atormentado nessa vida, ele fala o seguinte sobre a vaidade: “Não confie, pois na vaidade se enganando a si mesmo...” (Jó 15:31). Nós homem, algumas vezes somos tão tolos que enganamo-nos e fazemos verdade a nossa errada confiança. Confiar em si é um erro. Lembra daquele antigo dito popular que fala: “beleza não põe mesa” realmente quando nos apaixonamos por um espelho perdemo-nos. Quando eu entrei em meu emprego a primeira frase que ouvi foi: “Aqui, não adianta você ser bonitinho. Você tem é que mostrar serviço.” Devo revelar que murchei naquela hora. Encasulamos nossas vidas e achamos que o mundo vai concordar com a gente, queremos plataformas e os olhares de todos voltados para nós, não pra nossos erros, apenas nas nossas qualidades. Quem nunca sonhou em seu um “superstar”? Até que acordamos e vemos que precisamos dar paços de firmeza.

Amando aos próximos

Existe um novo mandamento que nos foi dado após a vinda de Cristo, e todos nós estamos cansados de ouvir que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, esse é o cumprimento da lei, como escrito está em Romanos 13:10.
E o cumprimento deste mandamento? Como estamos no agir. Meu irmão sente uma antipatia por pessoas bêbadas e elas, não sei por que, tem um apego pra comigo e sempre quando passo eles fazem questão de me cumprimentarem.
Não é apenas o falta de sentirmos mobilizados a essas pessoas que caracteriza o amor. Amor não é um sentimento, embora mova nossos corações, amor é uma atitude.
1º João 4: 7 e 8 revela no que se individualiza a forma do amar, ou seja, a necessidade da postura em que devemos nos colocar para exercer de fato a prática do amor. Revelada assim: “Amados, vamos amar uns aos, pois no ao nome de Deus, todo o que ama, nasceu de Deus e O conhece. Se você não ama é porque não conheceu a Deus por que Ele é o amor.” (ênfase minha) Levando ao “pé da letra”. Será que realmente conhecemos a Deus? E a bíblia? A voz do próprio Deus a nos dizer que, se não praticamos tal ato não o conhecemos. Como sempre achamos soluções pra nossas advertências, poderíamos justificar que não conseguimos exercer essa tarefa, pois somos humanos. Não se esqueça que justificados somos somente pela graça de Deus. A graça, por sua vez é uma favor que nós não merecemos ( Tito 3:7).
Pra que possamos entregar nossa oferta a Deus, é necessário que estejamos em comunhão com nossos irmãos. Na narrativa escrita no livro de Mateus 5: 22à25 (o sermão da montanha - lindo!- vale a pena lê-lo) você encontrará como devemos agir perante tal situação. Deus não aceitara a minha oferta se você estiver em contenda com algum irmão. Claro, você não será exonerado perante a igreja de praticar o ato da oferta, mas a sua adoração não é ouvida por deus. A adoração é uma oferta que se constitui em jóia, a mais rara. É fácil virar a “cara” e fingir que a pessoa, com a qual você possui contenda, não exista. Fingir que ela não está ao seu lado. Esse é o caminho errado e que será sempre mais fácil. Agora a postura de Cristão é mostrada quando a humilhação é em tom mais alto e o perdão no assumir de um erro, ainda que não seja seu, ocorre nisso é perceptível tanto sentimentalmente quando verdadeiro e puro real sentido do amor. Como dever amor a um irmão, esse que os nossos olhos enxergam e querermos dar amor a um Deus que é infinitamente maior, maior que tudo o que possamos pensar. A oferta dele nos custa mais que virarmos a face a um irmão, mais que o fingimento de que nada ocorreu. Somos filhos de Deus e o fingir é o uma mentira. O fingir dá-nos título de filhos do diabo, ele é o Pai da mentira, do fingimento e da falsidade, não Deus.
Quando analisamos a bíblia, no seu conteúdo, saímos maravilhados. Deus nos dá a receita de um viver feliz. É só praticarmos. Quando lemos, por mais que a sua história seja completamente diferente da minha, a sua vida encaixa-se perfeitamente em cada um dos versos da palavra de Deus, assim como os meus dias. Quando vejo assim penso: Nossa, se em todos os mandamentos sempre há algo em que eu possa melhorar, estou pecando de mais, preciso melhorar. A resposta é nunca há perfeição em nada do que fizemos, sempre ficará aquela sensação de que “eu posso ser melhor”, por que perfeito e Justo é nosso Pai que no céu está.

Ofertas a Deus

Pense em que presente você poderia oferecer a um rei. Vamos usar, com licença a ele, por favor, o nome do rei Charles. Se você tivesse um encontro marcado com Ele e como bom brasileiro, você levaria um presente. O que você entregaria a ele? Existe um agravante, porém, ele tem mais dinheiro do que você e na nossa concepção de pensamento humano, achamos que quanto mais caro for o presente, melhor ele será. É difícil, não é? E como você se apresentaria a ele? De terno? Afinal ele é uma autoridade. Ou você o encontraria como costuma a se vestir? Pentearia o cabelo? Ou iria assim, armado, do tipo “juba de leão”, pois você anda assim no seu dia a dia. É difícil escolher, não é? E se na hora em que se desse o encontro, começam a conversar e ele te interrompe, confessa a você que por motivos de segurança, ele mandou fazer um levantamento de todos os teus atos nos últimos dez anos, pra que assim conheça realmente quem você é? E ele te lembra de algo ruim que ocorreu e te pede justificativas do porque que você agiu assim? A vontade é de fugir não é? Ali você pode contar uma “mentirinha”, ser um “cadim” falso, pois ele não conhecerá o seu real coração.
Hoje eu te convido a um encontro com um Rei. Esse Rei, embora não humano, se parece com o rei Charles, no que diz saber de tudo o que ocorre com você. Por motivos de segurança, Ele vigia os seus passos. Você tem um encontro marcado com ele, mas ele quer que você escolha o local, é só chamá-lo que pontualmente virá a seu encontro. A roupa que você precisa vestir pra encontra-lo é a sua vontade, não precisa ser bonita, a mais maltrapilha das vestimentas, essa serviria, embora não seja bela que seja sincera a vontade de encontra-lo, pois é na sinceridade em que Ele se apresenta. É fácil encontra-lo. Ele diz que Todo o que chama a Seu nome, esse o encontra. O presente que você pode dar a ele, sim, esse é o presente mais caro do mundo: Sua vida. A majestade de Cristo é do tamanho de Sua glória.
Ofertar a Deus é devolver a Ele, não somente o que lhe é de direito. Ele é quem te dá. Ofertar a Deus é algo que te custará o abrir mão do seu ego e dar-se a pratica do amor. Um presente que pode tocá-lo de forma magnífica é sua adoração. Quando é sincera. O seu encontro com Ele não se acaba, você pode até esquecer-se, mas ele sempre estará presente. Não esqueças a Deus. Que o presente que você separar para Ele seja raro, único no mundo. Esse presente, embora pra alguns não surta efeito seja o que de melhor Deus quer receber de suas mãos: a sua vida por completo. Seus pensamentos, seu tempo dedicado em aprender. Ele retribuirá seu presente com um maior ainda que dura uma eternidade.

Que cristo seja contigo!
Boa semana.
Matheus Gerhard


Escreva para: blogdotheus@yahoo.com.br

_______________________
Leia mais sobre vaidade em: II Reis 17: 15; Jó 7: 16; Jó 15: 31; Jó 27: 12; Jó 35: 13; Salmos 4: 2; Salmos 24: 4; Salmos 39: 5, 11; Salmos 62: 9; Salmos 94: 11; Salmos 119: 37;
Salmos 144: 8; Provérbios 21: 6; Eclesiastes 1: 2, 14; Eclesiastes 2: 1, 11, 15, 17, 19, 21, 23, 26
Eclesiastes 3: 19; Eclesiastes 4: 4, 7, 8, 16; Eclesiastes 5: 10; Eclesiastes 6: 2, 9, 11; Eclesiastes 7: 6, 15; Eclesiastes 8: 10, 14; Eclesiastes 11: 8, 10; Eclesiastes 12: 8; Isaías 34: 11; Isaías 41: 29
Isaías 59: 4; Jeremias 2: 5; Jeremias 10: 3; Jeremias 14: 14; Jeremias 16: 19; Ezequiel 13: 6, 7, 8, 9; Oséias 5: 11; Oséias 12: 11; Zacarias 10: 2; Romanos 8: 20; II Pedro 2: 18.


Leia mais sobre oferta em: Ezequiel 46: 5, 7, 11, 12, 14, 15, 20; Ezequiel 48: 8, 9, 10, 12, 18, 20, 21; Joel 1: 9, 13; Joel 2: 14; Sofonias 3: 10; Malaquias 1: 9, 10, 13; Malaquias 2: 13; Malaquias 3: 4; Mateus 5: 23, 24; Mateus 8: 4; Mateus 15: 5; Mateus 23: 18, 19; Marcos 7: 11
Lucas 5: 14; Atos 21: 26; Romanos 15: 16, 26; Efésios 5: 2; Hebreus 10: 5, 10, 14, 18;
Hebreus 13: 11.

Leia mais sobre amor ao próximo em: Mateus 19: 19; Mateus 22: 39; Marcos 12: 31, 33; Lucas 10: 27; Romanos 13: 9; Gálatas 5: 14; Tiago 2: 8.

Leia mais sobre justificação em: Atos 13: 39; Romanos 2: 13; Romanos 3: 24;Romanos 5: 9
I Coríntios 6: 11; Gálatas 2: 16, 17; Gálatas 3: 24; Tito 3: 7.

Nenhum comentário: