quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Deus, uma morada eterna.


“É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras”. 2º Samuel 22.3

Quando temos o Senhor como nossa morada, nossa fortaleza, temos vida em momentos desapropriados, consolo em momentos difíceis, temos força em fraqueza, alimentamos nosso espírito. Não há nada melhor que estarmos na presença de Deus Ele nos reveste de alegrias perpétuas, e nos dá sorrisos onde já não vemos esperanças, livres e em mansidão faz-nos caminhar.

A Sua palavra diz: “O Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia.” (Salmos 9.9) Às vezes fico pensando: Deus um ser Tão Supremo, e nós tão pequenos, mesmo assim mexemos com o coração do Criador. Certa vez li algo que dizia: “Ninguém melhor para conhecer a obra, do que seu próprio autor.” Pois é ninguém melhor para nos conhecer se não Deus, mesmo nós sendo tão pequeninos, pecadores, pobres e cegos, o Senhor, mesmo assim, apesar de todas as nossas pendências, decide amar-nos. Ele nos acolhe, Sua graça nos basta, não devemos andar com pensamentos em o que podemos ter, cremos sim que o Senhor muito, muito mais que pedimos ou pensamos, pode nos dar. Você pede a Deus, em todo o momento que te sustente a vida? Suplica pra que o livres todas as manhãs da “seta que voa ao meio dia”? Ele te livra e te sustém e a vida é o bem mais caro de todo o ser humano, você só tem uma. Se acabar, acabou. Nossa postura deve ser a de assumirmos uma conduta de servos e não de pedintes, devemos crer que estamos em uma morada firme, uma morada cujas terras dão o que necessitamos.

É magnífico pensarmos no cuidado que Deus tem por nós. Estou lendo um livro que fala sobre os evangelhos antigos, o antigo testamento, que se intitula: “A Bíblia que Jesus lia” (Philip Yancey) – vale à pena lê-lo. Tanto o antigo testamento, quanto livro de Yancey - e algo muito bom que pude trazer de novo à meus pensamentos é o amor de Deus, sua essência, o porque do cuidado de Cristo, este amor que por horas esquecemos existir. Se olharmos o antigo testamento, pense em uma história conhecida, Moisés que seja, hora olhamos as atitudes daquele povo e pensamos, um Deus tão perto, tão visível em seus sinais e, mesmo com todas as evidências, esses vêm a se perder no caminho da terra santa. Você já pensou assim? Pensa em quantas coisas Deus fez pra mostrar a humanidade que se importa conosco. Ele fez isso tudo só por um motivo, por amar de mais. Amor esse que dizemos ter tamanho e que em alguns momentos, ao olhar a grandeza do amor que Cristo tem, é tão apoucado. Uma frase do livro de Yancey que me chamou muita atenção diz: “Em nosso mundo secularizado e industrializado, conseguimos passar uma semana inteira sem deparar com sequer um lembrete de que este mundo é de Deus”. Cristo quer estar conosco o tempo todo, acredite: Ele está. Apenas nem sempre O notamos. Na busca por um Deus mais palpável encontramos apenas nós mesmos. A nossa busca por Deus deve ser pelo que Ele é. Busque a Deus por amor. Não espere uma tempestade pra achar abrigo, pois até você encontrar, você pode molhar-se demais.

Vivemos em um mundo triste. Sorriso não é sinal de felicidade. Alegria dá-se por estar, Felicidade não são apenas sorrisos. Em nossos dias a criação tem se voltado contra Deus e contra si mesma. O amor esfria-se. Homem matando homem não só por necessidade, mas pela maldade que entrou em seus corações, pais que tiram a vida de vossos próprios filhos, como se fossem propriedades suas e pensam que isso melhora uma situação. A cada dia cresce a ganância pelo ouro e pela prata, a frieza, a nossa “morada”, nossa terra chora, pessoas que têm sido levadas pelo diabo. Ouvi uma expressão que diz, referindo-se ao mundo, quando não conhecem a verdade de salvação: “São escravos de um outro ser”. Choram sem consolo, transgridem o bem, um choro constante e uma lamentação sem saber. Lágrimas rolam em suas faces pelos seus próprios enganos. O mundo sofre tanto, pois se aprisiona em seus próprios enganos e “quebrar a cara” dói muito. Temos uma morada tão bela chamada Colo do Senhor, nesta morada tão bela e tão ampla, há lugar para todos os que sofrem neste mundo. Não esqueça, por outrora éramos nós quem andávamos desgarrados como ovelhas sem pastor, coloque seu passado em alguém do mundo e ajude a este a se salvar, pois uma vez fizeram isso por você. O sonho de nosso Deus é ter todos os filhos em baixo de sua proteção. Uma vez li um artigo, produzido por um irmão de nossa igreja, que até tenha um título lindo: “ A igreja dos sonhos de Jesus”, porém seu conteúdo “eucentrista” espremia, de forma individualista, sua vontades. Ele referia-se a liturgias e “encaixotaismo” uma forma “gessificada, ou seja, concreta, do que seria a forma como deveríamos cultuarmos a Deus” A igreja dos sonhos de Jesus, é o mundo. Ninguém tem maior amor do que este, de entregar-se e morrer por você e eu que não merecíamos. Um amor que não tem limites e arde, como um fogo em brasa viva, de vontade, pela salvação do mundo a quem tanto ama. O amor que excede ao do homem quer ver todos juntos a Ele, pois tem misericórdia para com os homens Ele age com compaixão, Ele é nosso consolo e quer consolar os que choram sem O conhecer.

A nossa morada é o Senhor

Quando falamos que queremos habitar no esconderijo do Senhor, queremos fazê-lo de morada verdadeira, abandonar o mundo de forma completa e assumirmos uma vida plena perante aos olhos do Senhor. Se fazemos o Senhor de morada cremos que Ele nos sustentará a vida, será nosso alívio em momentos de desespero, e trará sons de alegria em meio aos tremores de nossa alma. Ao habitar em Deus, nossa morada, fazemos da santidade a nossa casa, as paredes desta são de amor pelas almas que se perdem, suas janelas para enxergarmos que do lado de fora ainda há tristeza, você ainda não pode acomodar-se. Existem pessoas que perecem. A porta é para recebermos sempre novos irmãos, dentro desta morada há um grande banquete, das alegrias do Senhor. Há também um lugar separado onde é dito a Ele tudo o que se passa em nós, nossa intimidade, coração, terra onde homem nenhum pode habitar. Podemos olhar dentro desta “casa” e ver a imensidão de seus cômodos, pois esta casa é destinada a todos que desejam fazer dEle, o Senhor dos exércitos a sua morada.

A prova do amor que Deus tem por nós é o cuidado eterno. Embora, chateado por tantos erros, nossos, Ele nunca nos abandonou. Ás vezes quando passamos por dificuldades, a gente pensa: há meu Pai, não haverá fim a minha angústia? , até quando durará meu choro...? – Parece que já lemos isso na bíblia, correto? Mas também exclamamos assim - O Redentor, porém nos diz: “confie! Confie, pois Sou o Deus dono dos mais altos montes, e tenho o poder sobre toda terra, Eu sou Teu Pai.” Mesmo muita das vezes não confiando como deveríamos, ainda assim Ele age, pois quando fracos Ele é a fonte de todas as forças.

Há momentos em que procuramos o Senhor em lugares errados, tem semanas que só o sentimos na igreja, e quando sentimos. . Deus não é uma consulta sobre o futuro. Ele age como quer, por que pode, e não tem necessidade de nos explicar o porquê. A certeza que temos quanto a Seu agir é de que Ele jamais falhará. Justo e amável, cuida de nós. Devemos perder a nossa mania de visita, não podemos ter a igreja como um lugar de visita ao Senhor, só por que é a casa dEle, o Senhor foi-nos muito claro quando disse que iria mas nos mandaria um consolador para ficar conosco, que O seria, um consolador que ficasse conosco, o Espírito Santo de Deus não está nas paredes de nossa igreja, o local, de qualquer denominação que você vá, é um templo, igreja somos nós.

Para termos o Senhor como nossa morada, devemos querer a Sua presença junto a nós, é só chamarmos que Ele vem tão forte e tão impetuoso, Ele vem com amor e alegria. O desejo de Deus é que, a partir do momento em que formos até Ele, não nos desviemos mais. É preciso declarar: Jesus, nossa única morada, e nunca nos encantarmos com esse mundo, querer ser pobre das riquezas desta terra, cego para “as belezas” que nos rodeiam tentando nos fazer cair, e nus no sentido de não sermos presos a nada deste mundo. Vivamos aqui, no presente tempo, como diz Paulo, mas com os pensamentos nas coisas que vem do alto, pois temos uma casa nobre nEle, o Rei das nações. As vontades do Rei é o nosso prazer. Melhor plano de vida o homem nunca viu, nem verá, pois jamais existiu, e jamais haverá um Deus semelhante ao nosso, residência mais acolhedora nunca verão.

“O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” (Salmos 18.2) Este Salmo escrito por Davi louvando ao Senhor por tê-lo livrado da mão de Saul e de todos os seus inimigos, expressa o louvor de Davi e a alegria de ter visto a mão de Deus agindo sobre sua vida. Podemos observar a vida de Davi, um homem temente ao Senhor, tantos salmos expressando sentimento de louvor e amor. Davi fazia do Senhor sua verdadeira habitação. Era constante sua vida com Deus, e confiava, as suas angustias, seus temores, seus erros, seus dons, tudo o que fazia contava e mostrava ao Senhor. Davi prestava conta de Tudo o que o Senhor de sua vida havia feito para ele e sabia reconhecer. Na maioria das vezes só reconhecemos a mão de Deus nas vitórias sobre a angustia. Há alguém que ainda preste louvor ao Senhor por cada dia que Ele nos desperta? Pelo simples ato de viver?

Tenho visto tantas orações que encantam homens com suas palavras bem elaboradas, algumas palavras que você tem que ir até ao dicionário para entender, não que eu seja contra as belas orações, cada um sabe como agradar ao coração do Pai. Deus vê a sinceridade. Mas o sentido real de nossas orações e o conversar com Deus. Não precisamos encantar homens, mas chegarmos ao coração de Deus.

Característica dos que tem o Senhor

Viver com ousadia é uma característica dos que tem o Senhor . Ousadia de adorar. “... Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu”. Atos16.18 também para expulsar os espíritos das trevas, e de pregar que Jesus cura sim! Mas tudo o que Ele faz é segundo a Sua própria vontade, crer que a oração vence os limites dos homens, adorar em tempos de paz e ousadia de adoração em tempos de prélio (guerra).

“Quem entre os deuses é como tu, ó Senhor? E quem é como tu poderoso em santidade, admirável em louvores, operando maravilhas?” (Êxodo 15.11) O poder do Senhor é supremo, sua supremacia é por nós, também. Você não será melhor do que ninguém, mas destaca-se. Não será uma humilhação, mas a bíblia diz, que Ele te coloca em lugar de príncipe – Não pense de forma errada, pra vosso próprio deleite, mas nada te faltará -

“Guarda a minha alma, e livra-me; não seja eu envergonhado, porque em ti me refúgio.” (Salmos 25.20) Quem espera no Senhor jamais será envergonhado, pois sua graça procede dos altares divinos, e a sua vida está guardada em mansidão e paciência de coração, as graças de Cristo o faz um puro ser, sem ter de que esperar recompensas mundanas, pois sabe que o seu tesouro está nos céus onde o ladrão não rouba nem as traças corroem. Quando eu estava compondo o meu primeiro musical infantil, contando sobre a vida de Jó, na ultima música pude aprender algo lindo – Estava compondo a ultima música, queria fazer uma Bossa e meu irmão me ajudou. No coro dessa canção cantamos que “o Senhor é nossa alegria, Ele é quem nos da paz, alegria. O desejo de Deus é ver em nós felicidade. Quem esperar em Deus não se cansa, em Deus renova as suas esperanças” Chamei a atenção pra essa ultima frase, pois ali que aprendi algo genuíno: Quem espera em Deus, não se cansa. Eu queria que o verso da canção falasse que quem espera em Deus sempre alcança, pois foi assim que ocorreu com o povo de Moisés, foram libertos, mas meu irmão, a quem tenho grande admiração, me fez ir mais além do que a travessia do mar vermelho. Deus tem propósitos pra nós, mas o nosso luxo, às vezes nos deixa no meio do caminho e não alcançamos, sempre, aquilo que Deus propôs para nossa vida, alguns se perdem no meio do caminho (nem todos entraram na terra prometida). Não podemos somente esperar o agir de Deus, precisamos deixar-nos ser movidos por Ele. Ele ainda disse algo mais bacana ainda, “ o esperar de uma graça de Deus é melhor do que receber. Sim, quando recebemos a benção de Deus é apenas um momento, que infelizmente poderá vir a ser esquecido, porém é na batalha que o contato com Deus e a experiência com Deus são mais intensos. É nessa hora que conhecemos mais a Deus, vemos sua essência, quem Ele realmente é. Estamos esperando e nessa esperança recebemos preparação, aprendizado daquilo que Deus nos dará, a Seu tempo.”

“Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve!” (Salmos 31.12) Não suportando o pecado, suplicando em todos os momentos ao Senhor, crendo que o vale sombrio do pecado, com o perdão de Deus se tornará o mais belo jardim cuidado por ele. Cristo nos ama de tal forma que cuida, que dá amor, corrige os caminhos maus e canta as mais belas melodias de amor, refrigera a alma. A bíblia diz que ele inclina seus ouvidos dos mais altos céus para ouvir a nossa voz.

Uma morada eterna

Quando estamos na casa secreta, “casa de defesa”, como diz o salmista, Ele vivifica nossos sonhos os tornando como fonte a jorrar sobre o mar da realidade, e nos encoraja abrindo caminhos para a realização, converte os nossos sonhos aos dEle, mostrando qual a forma ideal para o fazermos.

“Em ti, força minha, esperarei; pois Deus é o meu alto refúgio.” (Salmos 59.9) Podemos esperar no Senhor e confiar, pois em Jesus esperar é fácil, pois os seus dias por mais que demorem virão a existir, temos essa certeza. Isto é fé. Ele é uma torre forte contra o inimigo, cidadela – torre alta que nos protege - o nosso forte rochedo, confie nEle pra sempre, e derrame ante a Sua presença o vosso coração, Ele sempre o acolherá. “Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel”.Salmos 91.4. Podemos dizer: O altíssimo é a nossa habitação, nosso alto retiro, esperamos nas palavras, buscamos e descansamos em Seu direcionar.

A melhor escolha que o homem pode fazer é Jesus, como sua casa nobre. Colocar a confiança, onde entregamos nossos temores e na sombra de um Deus sempre presente. Grife isso: SEMPRE PRESENTE, podemos descansar, na sombra dEle fazer moradia eterna, a saber que sempre haverá lugar nos braços do Pai. Para o louvor do Senhor você existe, só para O adorar, e a Sua graça o completará. É só querer amar o Senhor.

Quando atribulada a alma, o coração grita sem ter certeza do que será o amanhã. As muitas lutas nos cercam, a solidão de talvez não ser mais feliz. O amanhã cheio das suas incertezas nos apavora a alma, temos que olhar para dentro de nós e sabermos da nossa morada. O altíssimo é quem está a nos observar, e quando olhamos vemos o Senhor a nos surpreender com o Seu jeito amável de nos acolher. Amamos o Senhor e Ele é o motivo da alegria. Por mais que uma situação pareça irreversível, Ele nos surpreende, e acalma o coração do contrito. “Eu amo o Senhor!!!”
O rochedo da nossa Salvação, a nossa torre forte e cidadela jamais irá falhar. Na fraqueza de nosso espírito é que o Deus da verdade se revela, e nos faz ver o que de bom há nEle. Ele está a todos os momentos conosco. Mostra-se em simples atos também, porém, é na hora da angustia que estamos mais perceptíveis a Sua voz. Quando parece estar mais distante Ele se revela perto, chora conosco e nos compreende, a nossa vida, o nosso coração, estão segredados nEle, quando sofremos Ele sofre, e quando falhamos e não conversamos mais, Ele sente saudades, há fonte de vida perpétua na morada do altíssimo. Mesmo quando achamos ser melhor fugir, Ele nos faz atravessar além das nossas próprias limitações, e mostra ser possível confiar no Seu amor.

Termos Deus como nosso jardim secreto, temos a melhor escolha de nossas vidas, pois Ele é a melhor opção que você pode fazer, não existe Deus mais zeloso que o nosso Pai. Desde que os nossos ancestrais Adão e Eva comeram do fruto proibido, nossa humanidade tende ao pecado. Não coloquemos sobre eles nossas culpas, pois cada um prestará conta de si mesmo a Deus, mas gostaria de ressaltar com isso o amor de Deus que, mesmo sobre tantos erros, insiste em nos amar. Não há nenhuma outra alternativa que justifique o porquê que Deus não nos abandonou, e nem o fará. Só por Seu amor e misericordiosa.

O Senhor amou muito a Israel, e usou o profeta Balaão para dizer tais palavras a Israel: “Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó! As tuas moradas, ó Israel!” (Números 24.5). O Senhor amava aquele povo. Muitas passagens da bíblia vemos Deus agindo no meio daqueles que ele ama. “Deus dos exércitos” como usou o Rei Davi “O Deus Altíssimo” “Libertador”... E muitos outros nomes de exaltação ao nome de nosso Deus.

Não podemos nos esquecer: Deus viu você lendo esse texto. Sim. Pode ter certeza que Ele ainda está a te observar. Ele zela por ti e não o abandona.

Gostaria de deixar um depoimento aqui. Ontem mesmo estava pensando: Deus me vê em todo o tempo, correto? Que bom. Ele, na pessoa, ou melhor, no Espírito que é santo e consolador nos instrui a todo o momento. Fixei isso em minha mente, porém perece que este pensamento, essa linha de raciocínio se perdeu, pois esqueci dessa teoria, que na realidade é uma verdade e pequei. Mais tarde Deus tocou-me ao arrependimento e lembrou, como se falasse: “Lembra? Te ensinei que meus olhos não saem de você e esses mesmos olhos que te amam tanto enxergaram seus erros, os viram em sua prática”. Preciso confessar: envergonhei-me tanto. Talvez seja por isso que no Salmo 51, Davi diz: “esconde seus olhos dos meus pecados”. É tão vergonhoso quando alguém nos vê o erro, correto? Olha que as pessoas são pecadoras como você e eu. Agora, imagine Deus. Sobre Ele não há pecado, e Ele te vê o tempo todo. “nada está oculto aos olhos de Deus”. Ele se alegra de mais quando você acerta. Ele habita em você e quem gosta de ficar em uma casa suja? Deus, mesmo com o direito, não quer julgar-te. Ainda não é hora do julgo, hoje ainda é tempo de reconciliação. Ele compadece de você. A humilhação abre a porta da reconciliação. Pense nisso. Habite em Deus e viva a melhor de todas as esperanças, pois elas, somente em Cristo, findam-se em certezas. Jesus te ama de mais!!!!!

Bom final de Semana!
Matheus Gerhard

Nenhum comentário: