quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A repreensão melhora a vida. Quem ama sabe repreender.

“E na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de alegria, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacifico de justiça nos exercitados por ela” (Hebreus 12. 11).

Alguém muito importante em minha vida compartilhou essa mensagem comigo. Ela me conhece bem, aliás, muito bem. Tudo ela sabe de mim. Ela Mandou-me um torpedo sms no domingo pela noite. Foi à mensagem pregada na igreja, eu estava trabalhando por isso não pude comparecer ao culto e essa mensagem, por ela, foi repassada a mim. Impactou-me demais saber que uma das respostas pra minha vida, fora dita há tanto tempo atrás tempo atrás.
E difícil passar por momentos de correção. É complicado ver aquilo que todos vêem menos você. O PECADO CEGA! A CINCADA ALIMENTA O EGO!
Passei por um momento em minha vida onde vivenciei perfeitamente o que diz esse texto. Embora Deus me confortasse plenamente e em todos os momentos fosse presente a me instruir o que era correto de se fazer, o ego falou forte e sucintas palavras couberam em meus lábios: “Ninguém tem o direito de fazer isso comigo” e a alguém eu disse: “Quem você está achando que é?”.
Algo muito engraçado sucedeu. Quando comecei a compor a cantata falando sobre a vida de Jó, meu segundo musical para crianças, me senti como o próprio. Infelizmente não tão íntegro e justo, mas em certas ocasiões me senti como ele. Algo extremamente curioso ocorreu quando amigos vieram ter comigo após algo ocorrido. Eu estava me sentindo assim como Jó, ferido, e eles ao meu redor. Acho que não tinham muito que falar, o silêncio não durou mais que sete minutos e as palavras também foram diferentes, diferentes das dos amigos de Jó, eles me disseram: Estamos aqui. Queremos te ajudar. Amigos de verdade é isso ai. Quando o filho pródigo foi ao mundo, o pai lhe deu o que dele lhe era por direito e deixou seu filho ir, o pai sabia de tudo que de errado seu filho poderia vir a experimentar, mas em nenhum momento o pai foi atrás para acompanhá-lo de perto. O pai o deixou por alguns momentos, pois sabia que o ensino que Ele havia dado a seu filho era de morada constante em seu coração. E quando o filho volta a repreensão do pai não é outra se não compreendida num forte abraço: “vinde a mim filho amado e te aliviarei as dores do mundo, pois sei do seu coração e nele estive presente o tempo todo, por isso voltaste a mim.” Eu creio que enquanto o filho estava no mundo, o pai não fazia outra coisa a não ser, orar, orar, orar muito pelo seu filho. O pai grita: “Corram! Tragam vestes novas (novas atitudes) e um anel (uma nova aliança), pois o que por alguns instantes havia se perdido, voltou pra mim” A repreensão daquele pai me arrepia, ele repreendeu o seu filho com um abraço. Quantos pais não repreenderiam seu filho de modo indiferente? Mas esse pai a semelhança de Deus renova o seu amor a cada nova aurora.
Pense comigo no texto de hebreus: “E na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de alegria...” Você já se sentiu feliz por ser corrigido? Houve alguma vez que alguém lhe repreendeu e você deu um salto de alegria, ou saiu por aí beijando as pessoas e as abraçando dizendo: “Upi! Fui corrigido! Que máximo!” É, acho que não é bem essa a expressão que fazemos quando nos vem uma censura. Mas, toda a admoestação é pro nosso bem, sim as corretas repreensões. Aprendi que nem todas as que nos vem é pro nosso bem, ou seja, nem todas as palavras que ouvirmos será o melhor. Te explico.
Por mais que as pessoas que estejam ao nosso lado queiram o nosso bem, nos amem, seja ela mãe, pai, irmão ou o melhor amigo mesmo, nem tudo o que elas disserem serão palavras fáceis ou realidade. Como começamos a falar do homem mais paciente da história, vou usar o mesmo exemplo: Jó perdeu tudo, correto? Em nossa visão humana, ele tinha todo o direito se estressar e entregar os pontos. As pessoas que estavam ao seu redor, amigos e sua mulher, sofreram por ver Jó daquele jeito. Um de seus amigos ao repreendê-lo, em outras palavras, à Jó disse: “Meu amigo, porque você foi errar contra Deus, você está colhendo algo de errado que você cometeu em sua vida. Sofremos por te ver assim, mas isto é por sua própria consciência”, vemos que este amigo parece nem conhecer tanto a Jó. Será esta uma correção correta?
Eu tenho uma visão de jó assim: Homem tranqüilo, que fala pouco, embora tivesse tudo não mostrava a sua posição aos outros, isso era apenas notável, pois ele era grande entre os do Oriente.
Outra pessoa que também repreendeu a Jó foi sua amada esposa. Ela o amava tanto. Na história, muita das vezes que li a mesma, a mulher de Jó pra mim era dada como uma vilã, e essa visão foi modificada. Após estudo mais profundo da narrativa bíblica.
Nos primeiros capítulos do livro você vai encontrar uma mulher que junto de Jó perdeu seus bens (mulher adora compras desde tempos do Oriente – risos), seus filhos, e até mesmo seu marido, pois Jó não conseguia mais pensar em outra coisa a não ser: “Como isso aconteceu? Por quê?” A bíblia não conta se outras pessoas da família moravam perto, era a mulher de Jó, lutando e sofrendo pelo seu marido e ela indaga: “Repreendas a esse Deus que deixou que tudo isso de ruim acontecesse com você, meu bem e partas, pois me dói muito vê-lo sofrer” (palavras minhas) Mais uma repreensão. Correta? Não, mas justa.
Com isso amigo, eu quero mostrar-te que nem sempre uma repreensão será correta, embora justa. Por sua vez, toda repreensão vida de Deus, será correta e ainda mais: Justa e necessária. É a vontade dEle que o mundo não entende, pois não O conhece. É um amor que o homem comum ainda não experimentou, mas há sim correções Deus. Esteja atento a voz dEle. Sua palavra é onde encontramos todas as repreensões necessárias, e todas as verdades e diretrizes. As mais lindas declarações de amor.
Esteja certo que após alguns momentos, como dizem: “depois que o sangue esfriar”, você verá melhor que tudo serviu pra dar um fruto de paz e justiça em você!
Eu sei que não é possível sairmos dando risada e felizes após alguém acoimar contra nós algo que nos fere. A repreensão de Deus é em amor. Acredite: “O pai repreende a seu filho por que o ama. Deus repreende a seus filhos por que os ama mais.”

Tomando chá verde bem quente, num frio gostoso,
me disperso: Bom restante de semana pra você!
Matheus Gerhard





___________________
Cincada: Erro; falta.
Acoimar: Acusar; apontar.

blogdotheus@yahoo.com.br

5 comentários:

Eu tento, Tu tentas disse...

Olá!

Pra ser sincera, já nem sei como vim parar aqui mas ler suas palavras era o que eu precisava hoje.

Que Deus continue a te abençoar!

Taiane.

Unknown disse...

Oeii...

Gostei muito do que li,estasva precisando desse conhecimento urgente,tbm não sei como vim para aki no seu site,mas se li é porque DEUS queria q soubesse...estou muito mais calmo...

Que DEUS abeçoe...

Sérgio.

luiz_serginhomarques@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Deus me guiou até aqui. Vc nem imagina o que passo. Calúnias, mentiras, ganância, esperteza, e vários outros pecados se apoderaram de minha irmã.
fiz de tudo para ela e o que recebo é isso. Estou há 10 anos sem liberdade na casa de minha própria mãe (90 anos).
19/03/2003 e em 17/10/2008 reforçaram a dose de traições.
Quem me conhece sabe de quais irmãos que cito. Mas aguardo a vitória de Deus. Espero em Deus.
Obrigado, vou repassar alguns trechos a eles.
Carlos Dias
carlosdias1955@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.