quinta-feira, 15 de julho de 2010

O soldado Vencedor

Mensagem que preguei no culto infantil de minha igreja, no ultimo domingo 10/07/10...


Certa vez, André e Jorginho estavam assistindo a um desenho animado na tv e ficaram um tanto quanto assustados, porém para não demonstrarem um para o outro que tinham medo, resolveram esconder e continuar a assistir o desenho, pois afinal todos na escola assistiam e eles deveriam, pois se não como conversariam depois com seus colegas de escola já que o assunto do momento era os super-poderes do genial super-herói que destruía todos os monstros.

Uma coisa André e Jorginho não entendia: Porque que aquele salvador do mundo, o super-herói, tinha uma cara de tão mal? -afinal, nunca sorria - E não queria saber das pessoas depois dos momentos de ação. Os garotos mal poderiam esperar que viriam a descobrir um super-herói completo, com poderes reais e o mais incrível e que este super-herói tinha muitos soldados.

Foi quando um dia, num culto da manhã de sua igreja, um culto como este que André e Jorginho ouviram sobre os verdadeiros soldados, do verdadeiro super-herói. Vamos abrir o nosso livro de histórias verdadeiras e de todas as verdades?

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6.10-18)


As armas do soldado

Um soldado precisa estar bem equipado. O soldado de Deus também precisa se equipar. A semelhança de um soldado que se utiliza de capacete para proteger a cabeça, colete para a proteção do peito onde fica o coração como todos os seus órgãos, o soldado de Jesus também tem seus equipamentos e destes equipamentos, precisamos nos revestir por completo.

“Tomai toda a armadura de Deus” disse o Apostolo Paulo, o homem que escreveu, em nome de Deus, estas palavras que acabamos de ler. E Quanto mais equipado, mais protegido.

Você sabe a importância de um soldado de Jesus? Você sabe qual a função dele?

Vamos ouvir uma história?

.............................................

A PODEROSA ARMA SECRETA

Estória extraída do blog: sementinhaKids

Era uma vez um país lindo! Ele tinha toda classe de riquezas: cereais, frutas, animais, gado, minerais… Ele tinha maravilhosas paisagens de sol e neve, bosques, selvas, pântanos, praias, campos, serras, rios, etc. Era uma terra próspera e de muitas oportunidades. Todos pensavam: Será um país magnífico e muito rico.

Todos pensavam assim, menos um bando de ladrões que moravam numa sombria cova. Esses malvados não podiam suportar que as pessoas fossem felizes.
Eles odiavam a Deus, aquele país e tudo o que era correto.
-Vamos destruir e arruinar tudo!- Disse um deles.
-Tenho uma idéia! – Disse outro. -Façamo-nos invisíveis e nos misturemos entre os moradores e espalhemos neste país o Gás Tóxico: Desobediência e rebeldia, para que eles mesmos destruam seu próprio país.
-Será muito divertido! Este Gás foi usado pelo nosso terrível e malvado senhor, desde a fundação do mundo.

Quando chegou a noite…

-Vamos!- Disseram e saíram com as armas nas mãos, espalhando ao longo do país.

Quando o gás foi espalhado no país, os moradores começaram a desobedecer todas as regras e leis, se tornando cidadãos irresponsáveis e rebeldes. Os motoristas de ônibus e carros não respeitavam os sinais de transito, andavam a altas velocidades, faziam rachas, andavam na contramão, era um caos.

As donas de casa desperdiçavam água a toa, deixando as mangueiras ligadas durante horas sem se importar com nada. Os homens inventaram trapaças para não pagar impostos, para ficarem ricos ilegalmente. E nas escolas e colégios, tudo era um caos! As crianças estavam intoxicadas com desobediência e rebeldia, desde a ponta dos cabelos ate o dedão do pé. E por cima de tudo achavam isso engraçado!

Em casa, mamãe não respeitava papai e as crianças faziam o que queriam!
Os malvados riam a até não poder mais!! Que êxito, tudo estava do jeito que eles queriam: um caos, o país debaixo de uma fumaça invisível de REBELDIA.
Outros malvados conseguiram que ao longo do vasto país, crianças e velhos sujassem e estragassem a natureza. As pessoas passaram a jogar lixo nas ruas, nas praças. As crianças comiam balinhas e jogavam o papel no chão, as garrafas pet nas ruas, pneus velhos nas estradas, e todo tipo de sujeira entupindo córregos e rios. Com isso os peixinhos começaram a morrer, pela contaminação das águas.

Adultos e jovens, e até algumas crianças começaram a fumar em todo lugar, sujando o ambiente, jogando a bituca do cigarro em qualquer lugar.
Para completar este triste quadro, se fez um hábito sujar as paredes de qualquer edifício, escola, muro, hospital, pontes, templo…pichando com recados dos mais diversos.
As pessoas pichavam nomes, desenhavam corações, escreviam xingamentos, em banheiros, bancos da sala de aula, nas arvores, nem as rochas e pontos turísticos como estátuas e monumentos se salvaram dos vândalos.

As pessoas começaram a estragar os bens públicos, os bancos das praças, os telefones públicos, os bancos dos ônibus. Também começaram a roubar lâmpadas de iluminação pública, torneiras, arrancavam flores dos jardins de parques e praças, homens malvados mandavam desmatar os bosques e parque para ganhar dinheiro.

As crianças maltratavam os bichinhos de estimação, quebravam tudo, xingavam palavrões horríveis!

Que pena!

O país que era tão lindo!!

Enquanto os malvados riam, parecia que a peste evoluía e piorava nas pessoas! Agora podia se ver claramente uma nova epidemia brotando.

A queixa e a murmuração. Todos os moradores se queixavam até não poder mais!
-Este país não presta!

-E nosso governante não sabe de nada!

-Assim vamos nos afundar na miséria!

Ate que os malvados conseguiram que as pessoas pensassem de maneira contrária e errada em todas as coisas! Eles se achavam muito espertos quando faziam coisas como trapacear, mentir, roubar, brigar, xingar, ficar. Mas ser honesto, amável e verdadeiro era coisa de tolos.

Isso trouxe todo tipo de males e mortes para o país. Parecia que não tinha mais remédio! Parecia tudo perdido!

Mas foi nesse momento, que desde o norte até o sul, desde o leste até o oeste do grande país, muitos homens, mulheres e crianças foram movidos pelo precioso Espírito de Deus para se levantarem como uma geração santa. Com um grande encargo de Deus no coração e uma poderosa arma dada por Ele. Também era uma arma secreta, mas muito poderosa. Quando os malvados viram esse exército de filhos de Deus com as suas armas tremeram como folhas.

Eles choravam e gritavam:

-Essa não!!!!

O exercito do Rei dos reis acordou!

-E eles vêm armados com uma arma mortal para nós! A oração!

Os filhos do grande Rei dos reis começaram a experimentar um avivamento e usaram sua poderosa arma dia e noite. Oravam e clamavam pelo amado país, para que Deus perdoasse os pecados das pessoas e as livrasse da peste da desobediência e de toda maldade!
Eles começaram a tocar trombeta, que passou a ser ouvida por todo o país, incentivando, animando e chamando aos irmãos para jejuarem e orarem pela amada pátria.

O clamor era um:

-Deus visita nosso amado Brasil!! Aviva a tua obra no meio dos tempos. Venha sobre nós como chuva!!! Muda a nossa realidade! Salva as pessoas que estão perdidas no pecado.

Logo, logo as mudanças começaram a aparecer!! Muitas pessoas começaram a ter fome e sede da Palavra de Deus. Muitos receberam a Jesus em seus corações e passaram a orar e a ganhar os seus familiares para Deus.

O gás tóxico da rebeldia estava sendo dissipado pelo poder da oração!
Amiguinho, você também pode ser um intercessor, um guerreiro na sua cidade!!
Vamos orar para o poder de Deus ser liberado sobre a cidade?

..............................


O Senhor é a inspiração para os dias difíceis, “eis que os dias são maus”. Como os dias da história que acabamos de ouvir.

A bíblia nos diz que vivemos em dias maus,... Em Efésios, o livro que acabamos de ler em nossa bíblia, porém no Capítulo 5, os versos 14 à 16, nós vamos encontrar o Senhor Deus falando que os dias em que vivemos são maus.

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo resplandecerá sobre ti. Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”

...mas não devemos ter medo. Um soldado não deve deixar o medo ser maior que a sua certeza, a sua fé de que o nosso General, o Senhor Jesus, é maior que toda a maldade deste mundo. Não podemos ser ignorantes, sem sabedoria, mas devemos ter o conhecimento que os dias são maus para que eu seja um soldado melhor que eles.

Como eu disse: Um soldado precisa estar bem equipado e nós temos muitas armaduras, vocês sabem dizer quais são elas?

Vamos ver juntos?


A 1ª parte da armadura de devo vestir

É O cinto da verdade


Quem aqui nunca falou uma “mentirinha” levanta a mão?

É às vezes nós nos esquecemos de vestir o sinto da verdade e as coisas não ficam bem, não é?

- A gente se sente mal, porque entristece o espírito de Deus.

O pai da mentira é o diabo, isso está escrito em João 8.44 e quando mentimos, não estamos sendo como os soldados de Deus.

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”


E quando descobrem então que o que falávamos era mentira?

- A gente fica envergonhado.

E quando o papai e a mamãe descobrem,...

- a gente acaba vestindo um outro cinto: o sinto da correção.

FALA AOS RESPONSÁVEIS - eu já levei umas correadas que não foram muito fáceis quando criança, mas quem ama corrige os seus filhos e se vocês pais não os corrigirem a correção pode vir de outro modo. A dor passa, a ira se apazigua, o amor retorna, porque sempre esteve e a lição, essa a gente nunca esquece. Cuidem disso; pais.

“Por isso devemos deixar de falar mentira, porque somos membros uns dos outros.” Efésios 4.25, nos diz.

Crianças, se eu estiver falando mentira eu estou equipado com as armaduras de Deus?

- Não né? Posso até estar usando algumas, mas a Bíblia nos disse para vestir toda a armadura de Deus.

Sabe como compramos o cinto da verdade? Deixando de falar mentira.


A 2ª parte da armadura que devo vestir se chama:

Couraça da Justiça


Vocês sabem o que é justiça?

Uma pessoa justa é uma pessoa honesta, justa, íntegra que anda em retidão, em caminhos retos. Quando somos assim estamos vestidos com a couraça da justiça.

Sabe quem é assim?

Justo, honesto, reto, íntegro...

O novo homem. A nova maneira que Deus nos orienta a viver.

Vamos ler nossas bíblias em Efésios 4.24?

“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.”

O novo homem que a bíblia diz qui, é aquele que aceitou ao Senhor como o Seu salvador, permitiu que ele entrasse em Seu coração e agora precisa viver de acordo com a orientação do Espírito.

Se eu não sou honesto, se não sou justo com as pessoas, eu estou com a couraça da Justiça?

Não!

Uma pessoa que vive com a couraça da Justiça, como o nome homem, uma nova pessoa que aceitou a Jesus, não tem como estar errada, ser desonesta, injusta.


A 3ª parte de nossa Armadura Chama-se

Os calçados da prontidão para o evangelho


Um soldado do Rei Jesus está sempre ponto, sendo assim Ele nunca está descalços, com o pé na sujeira do pecado, nem no despreparo em anunciar a palavra de Cristo Jesus que é a... (VOCÊS SABEM QUAL É A PALAVRA DE JESUS?), a Bíblia, muito bem.

Um soldado de Jesus sempre esta à serviço de Sua palavra. A missão de um soldado do Rei é anunciar que Cristo Jesus, o nosso capitão quer salvar a todas as pessoas que Crêem nele.

Para você estar calçado com as sandálias da preparação do Evangelho, você deve dizer sim sempre a missão de anunciar o amor de Deus.

Quem aqui sabe recitar o texto de João 3.16?

Vamos lá: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho único para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

Se eu não levar paz para as pessoas e dizer a elas que Cristo ama todas as pessoas eu estou usando as sandálias do Evangelho da paz?


Outra parte de nossa armadura, a 4ª parte, chama-se:

Escudo da fé.


Pra que serve o escudo?

Pra nos defender, isso mesmo.

Mas como me defender com a fé?

1 João 5.4 diz:

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

O mundo tenta de todas as maneiras nos afastar da presença de Deus.

O mundo tenta nos fazer acreditar que Deus não existe.

O mundo quer nos fazer perder a fé, porque o que une, o que nos aproxima da convivência com o Espírito de Deus é a nossa fé.

Vamos fazer um teste?


(dinâmica)..........


Fique de pé..... vou dizer algumas palavras aqui e aquilo que você achar que é contrário a Deus, você ponha o seu escudo. Se você pensar que é de Deus permaneça como estiver. Vamos lá:

- Deus Não existe!

(Escudos a postos - muito bem, ele existe sim!)

- Deus ama a todas as pessoas

(escudos baixos. Não precisamos nos defender dessa afirmativa, pois ela é real).

- Pense mais em você, viva pra si, faça tudo o que quiser.

(Oh, ou... Não podemos fazer tudo o que tivermos vontade. Em primeiro lugar vem a vontade de Deus. E devemos tratar os outros como superiores as nós)

Muito Bem, podem se sentar!!!


.......

Um escudo é pesado e quanto mais você conhece a fé que está sobre suas mãos, mais poderoso é o escudo em te defender. Em quem está sua fé? A fé é o firme livramento das coisas que não se vêem, correto? Quão maior sua fé, mais bem manuseado é seu escudo.


Outra parte que é muito poderosa em nos defender das armadilhas do mundo é O capacete da salvação


O capacete não protege as nossas cabeças?

O que é que a gente tem dentro da cabeça?

O cérebro, muito bem. E o cérebro é o órgão que comanda todo o nosso corpo, então devemos proteger ele para que todo o resto esteja também protegido.

Quando usamos o capacete da salvação, significa que estamos protegidos contra os maus pensamentos. Significa que estamos lutando em pensar nas coisas de Deus em primeiro lugar.


A NOSSA ULTIMA ARMA, PARA COMPOR A NOSSA ARMADURA CHAMA-SE:

A espada do Espírito


- Quer atacar o inimigo da tristeza?

“Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.” Salmos 68.3


- quer atacar o medo?

“O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.” Salmos 118:6

Quanto melhor nós conseguirmos manusear as armaduras de Deus, mais eficazes elas se tornarão.


O maior amor de um soldado é defender Sua pátria (céu) em nome do Rei


Um dia todos são convocados a servirem a Sua pátria. Um dia todos são chamados a servirem a uma nobre pátria, o céu. Os que escolhem e respondem: sim, ingressam e todos os que participam, realmente, dessa experiência de convocação a guardam para a vida toda.


Por isso que quando pensamos em eternidade, em uma vida pra sempre, uma vida que não acabe mais, venhamos a pensar que ela deve começar aqui. Não começar como um ensaio para a eternidade, porque se uma vez que já não permaneceremos mortos, mesmo os que experimentarem a morte, já somos eternos.


“... para que todo aquele que nele crê não pereça (não acabe) mas tenha a vida eterna”

O mundo está constantemente lançando o gás da desobediência, da maldade, do pecado, hoje ainda. A pergunta é: quem é você neste mundo?


Se você ainda não sabe? Cuide para não ser infectado!

Se você já é um soldado, levante-se para batalha!

Se você ainda não é, ou não esta exercendo sua função, comece agora, Vamos lá?


Vamos ler, todos juntos o versículo 18 à 20, de Efésios 6?


“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho. Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.”


Vamos lá, vamos nos colocar de pé e em um ato simbólico, como soldados do Senhor, vamos marcha.


- ponha a mão no coração, para que lembremos que defendemos nossa pátria, o céu e como u m soldado de Jesus, vamos louva-Lo.


“PELOTÃO! MARCHE”:

“Mesmo que eu não marche na infantaria, nem na cavalaria, nem na artilharia vá. Nem aviador seja eu aqui. Soldado de Cristo sou. Soldado de Jesus, Soldado de Jesus!”

Um comentário:

Alexandre Pitante disse...

Paz,

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.